26 setembro 2017

Membro de facção criminosa é morto durante troca de tiros com PM em Natal

Por volta das 4h30 da manhã desta segunda-feira, 25, um homem identificado como Rafael da Silva Moreira, foi morto durante troca de tiros entre criminosos e policiais militares do Batalhão de Choque no bairro das Quintas, na Zona Oeste da capital potiguar.

Policiais realizavam patrulhamentos de Rotina pelo local, mais precisamente na Favela do Japão, quando encontraram o homem, que estava armado e reagiu à aproximação.

Rafael, mais conhecido como “Careca”, chegou a ser socorrido e levado à uma unidade hospitalar, porém, não resistiu aos ferimentos. O homem fazia parte de uma facção criminosa que atuava na região e tinha o papel de distribuir armas.

Agora RN

Funcionários em greve dos Correios decidem nesta Terça sobre proposta de reajuste

Os funcionários dos Correios da Federação Interestadual dos Sindicatos dos trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) farão assembleias nesta terça (26) para decidir se aceitam propostas do acordo coletivo para o biênio 2017/18 negociados na última sexta-feira (22).

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) entrou em greve na última sexta-feira (22). Os Correios propõem o reajuste de salário de 3% a partir de janeiro do próximo ano.

A Findect é formada pelos servidores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão. Segundo a Federação, os quatro estados correspondem por 75% do fluxo postal do país e detém cerca de 40% do quadro de funcionários da empresa.

Já a Fentect, responde pelos demais estados do Brasil. A federação, que detém 60% do quadro de funcionários e movimenta cerca de 25% do fluxo postal do país, decidiu entrar em greve “antes do final das negociações”, segundo os Correios.
Por meio de nota, os Correios lamentaram a iniciativa da Fentect de entrar em greve, tendo em vista as dificuldades econômicas que a empresa atravessa.

Wendel A. Sousa

Governo lançará programa para aumentar renda de beneficiários do Bolsa Família

Para estimular o aumento da renda dos beneficiários do Bolsa Família, o governo lança hoje (26) o programa Plano Progredir que, além de capacitação, vai disponibilizar R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a meta inicial do programa é atender, nos próximos 12 meses, entre 1 milhão e 1,5 milhão de famílias cadastradas no Bolsa Família. Atualmente, 13 milhões de famílias recebem o benefício.
“O objetivo é que essas pessoas possam progredir, ter uma vida melhor, uma renda melhor. Acho que o Bolsa Família não é objetivo de vida de ninguém. A média do Bolsa Família é de R$ 180. [O programa] é para evitar que as famílias mais pobres cheguem à miséria. Um programa para que essas pessoas possam se manter enquanto não tiverem outra opção. O que estamos buscando é dar outra opção”, disse Osmar Terra à Agência Brasil.
De acordo com o ministro, a adesão ao Progredir e o eventual aumento da renda, caso o beneficiário consiga um emprego, não acarretará na exclusão imediata do Bolsa Família. “Não vai ter exclusão automática de ninguém do programa. Vamos, inclusive, manter o Bolsa Família por dois anos para quem conseguir emprego com carteira assinada e ganhar até dois salários mínimos. Teremos uma série de regras que garantam que essas pessoas tenham o Bolsa Família enquanto precisarem, mas que elas possam almejar ter uma vida melhor”, argumentou o ministro. Além disso, as famílias que deixarem o Bolsa Família mas, posteriormente, perderem a nova fonte de renda poderão voltar a receber o benefício.
Segundo Osmar Terra, em parceria com o programa, grandes empresas disponibilizarão vagas de empregos especificamente para beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único. “Os maiores empregadores do Brasil estabelecerão uma cota de emprego para o público do Bolsa Família. Estamos com um amplo programa de capacitação de mão de obra com o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], Sistema S, vários níveis de capacitação. Teremos programa de qualificação, empreendedorismo e geração de emprego”.
As informações sobre o programa serão repassadas às famílias pelo sistema de pagamentos, pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também pela internet. “As pessoas vão poder se cadastrar em um portal que vamos criar, regionalizado, em que as pessoas interessadas em emprego se cadastrem e as empresas oferecem as vagas. Isso vai ser um salto importante no que tem hoje em relação ao programa”, explicou Terra.

Por Ivan Richard Esposito/Agência Brasil

* Jair Sampaio

Governo decide manter o horário de verão

O horário de verão está mantido este ano. A decisão já foi tomada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho.

Para Bezerra Coelho, não há tempo para qualquer mudança no que o Ministério das Minas e Energia já planejava.
Assim, os moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar seus relógios em uma hora a partir do dia 15 de outubro até 19 fevereiro.
E para o ano que vem? Pelos planos de Bezerra Coelho, deverá ser feita uma grande pesquisa sobre o assunto para, então, tomar uma decisão definitiva.
De qualquer forma, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o pico de consumo de energia elétrica ocorre entre 14h e 15h, e não mais entre 17h e 20h como antigamente. Por isso, tecnicamente, a mudança nos relógios não faria mais sentido econômico.

* JP

Idoso de 73 anos é preso suspeito de estuprar menina de seis no RN

Homem foi detido neste domingo (24), em São Tomé, e negou acusações. Polícia investiga se outra criança e uma adolescente também foram abusadas.

Por G1RN
 
  Município de São Tomé, RN, tem pouco mais de 11 mil habitantes (Foto: Canindé Soares)

Um homem de 73 anos foi preso no município de São Tomé, na região Agreste potiguar, suspeito de estuprar uma criança de seis anos de idade. O caso foi identificado depois que a menina apresentou corrimento vaginal, na última sexta-feira (22) e foi levada ao hospital. Na unidade, os profissionais identificaram que ela havia sofrido abuso e denunciaram o caso à família.

Após a denúncia, agentes da Delegacia de São Tomé, com o apoio de policiais civis de São Paulo do Potengi, prenderam o idoso, que atuava no município como pai de santo. Ele morava próximo à casa da família da menina.

Segundo investigações, os abusos ocorriam há cerca de 30 dias, e ainda há suspeita que a irmã da vítima, de 11 anos, também tenha sido molestada pelo suspeito, que é pai de santo no município de 11 mil habitantes.

A polícia ainda acredita que o homem orientava a criança a tomar anticoncepcionais, pois a mãe percebeu o sumiço dos medicamentos. Em depoimento, ele negou que tenha abusado da menina e ainda chegou a relatar aos policiais, de forma desencontrada, um dia em que a vítima teria chegado à sua casa sem calcinha. "Ela estava com vestido, mas sem a calcinha, dizendo pra eu olhar, mas eu mandei ela embora. Disse que ela era muito nova e que ela ia apanhar da mãe e do pai", disse.

O idoso ainda afirmou que namora uma adolescente de 16 anos de idade, a quem daria dinheiro para ajudar em casa, "mas nunca dei nem um beijo nela", argumentou.

Ele foi preso em cumprimento de mandado de prisão temporária expedido pela comarca de Santa Cruz, e foi autuado pelo crime de estupro de vulnerável.

Leite contaminado foi distribuído em escolas estaduais e hospitais públicos do RN!

Secretária Juliane Faria, da Sethas, anuncia a suspensão de três empresas que distribuíram leite com presença de cloriformes fecais. Outras 10 empresas que apresentaram irregularidades terão 30 dias para adotar providencias. MPRN recomenda suspensão
Pelo menos três empresas fornecedoras do Programa do Leite Potiguar forneceu o produto fora dos padrões de qualidade, com presença de cloriformes fecais, conforme análise revelada pelo Ministério Público Estadual.

O Governo do Estado, responsável pelo Programa do Leite, já confirmou que as três empresas terão seus contratos cancelados.

Outras 10 empresas que também apresentaram deficiências, como postos de distribuição inadequado e irregularidades no armazenamento do produto, terão um prazo de 30 dias para se adequar às exigências e padrões de qualidade da Anvisa.

O mais grave é que o leite “contaminado” foi distribuído nas escolas públicas estaduais e em hospitais como o Varela Santiago e o Dr. Ruy Pereira.

A secretária do Trabalho, Habitação e de Assistência Social, primeira-dama Julianne Faria (PSD), garante que o governo adotará as medias conforme a recomendação feita pelo Ministério Público.

O Programa do Leite Potiguar é um dos carros-chefes da Sethas.

De Fato

Homem é morto a tiros quando descia do seu carro em Caraúbas, RN

COM A MORTE DE AILTON BATISTA DE OLIVEIRA, CARAÚBAS REGISTRA O 3º HOMICÍDIO ESTE MÊS DE SETEMBRO E A 10ª MORTE DE FORMA VIOLENTA ESSE ANO.
Um homem foi morto a tiros ao lado do seu veículo na noite desta segunda-feira (25), na RN 117 no Bairro Sebastião Maltês, em Caraúbas, no Oeste Potiguar. De acordo com informações, a vítima desceu do carro quando foi alvejado com tiros de arma de fogo.
Segundo informações repassadas ao site Icém Caraúbas, a ocorrência foi por volta das 19h55, a vítima identificada como Ailton Batista de Oliveira, conhecido como “Ildinho taxista”, vinha centro sentido rodoviária e parou próximo do Rei da Pizza. Ele não sabia que estava sendo seguido por dois homens em uma moto e quando desceu do veículo foi surpreendido pelos atiradores com vários disparos a queima rouba.
Ailton Batista ainda tentou correr, mas caiu sem vida á três metros do veículo. Os atiradores, após cometerem o crime fugiram do local. Os polícias realizaram diligencia e até o fechamento da matéria ninguém foi preso e nem identificado.
Os polícias isolaram o local do crime e aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Perícia (ITEP) que fará a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró. O crime será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas.



Fonte: Icém Caraúbas

Polícia Civil de Caicó prende jovem umarizalense foragida da justiça

Ela havia fugido de Pernambuco após a prisão de seu namorado que é integrante de uma quadrilha de roubo a banco.
Uma equipe de policiais civis da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) da cidade de Caicó prendeu, nesta segunda-feira (25), a umarizalense Ruty Lourdes Maia da Silva, 18 anos, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo. Ela havia fugido do estado de Pernambuco (PE) após a prisão de seu namorado, Tiago José dá Silva, preso ontem na cidade de Cabrobó.
Tiago José foi preso durante uma Operação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Pernambuco. Ele é integrante de uma quadrilha criminosa que efetuava roubos a bancos e que foi desmantelada após a Operação. Após a sua prisão Ruty Lourdes fretou um táxi na cidade de Caruaru/PE até a cidade de Patu/RN, o acordo com o motorista do táxi é que sua mãe pagaria o frete ao chegar no destino. Ao chegar na cidade de Patu, Ruty Lourdes tentou empreender fuga do táxi sem êxito, sendo contida pelo taxista.
A vítima a levou para a um posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 427 no KM 107, onde foi constatado um mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de São Miguel/RN. Ela foi encaminhada para a Delegacia de Plantão em Caicó sendo presa e encaminhada ao Sistema Prisional onde aguardará a decisão da Justiça.
Na cidade de São Miguel Ruty participou do assalto a loja Maré Mansa, na companhia de Alexandre dos Santos, Francisco Jeferson e Auri Ferreira Pinheiro Júnior, todos já se encontram presos por força de Mandados de prisões.

Fonte: Umarizal News

Preço do gás de cozinha sobe pela segunda vez neste mês no RN

O preço do botijão de 13kg de gás e cozinha terá o segundo aumento em menos de um mês, desta vez de 6,9%, de acordo com o que anunciou a Petrobras nesta segunda-feira (25). No Rio Grande do Norte, o Sindicato dos Revendedores de Gás (Singás) afirma que o valor deve ficar entre R$ 60 e R$ 68. O reajuste passa a valer a partir desta terça-feira (26).

De acordo com o presidente do Singás, Francisco Correia, o aumentou pegou os revendedores de surpresa. “Não tem justificativa. Não aumentou o custo do petróleo, dos derivados, não teve data-base do pessoal. O que está acontecendo é aumento da margem de lucro da Petrobras com o nosso dinheiro”, critica o sindicalista.

No dia 6 de setembro passado, o preço do botijão foi reajustado em 12,2%, citando os impactos da tempestade Harvey na principal região exportadora do produto, além de uma situação da baixa oferta. “Somando aí já são quase 20% de reajuste no mês”, acrescenta Correia.

Nos últimos dois meses, reajustes de 6,5% e 6,7% já tinham sido realizados e, ainda segundo Francisco Correira, a expectativa é de que haja mais um aumento no próximo dia 5 de outubro.

A decisão desta segunda-feira aplica-se exclusivamente ao gás liquefeito de petróleo de consumo residencial em botijões de 13 kg, e o ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos.

G1RN

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros preparam protesto na Governadoria.

Os oficiais e suboficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros lançaram nas redes sociais um vídeo em que ambas as classes organizam um protesto a segunda-feira (9), às 9h, em frente a Governadoria. A categoria exige o pagamento de benefícios atrasados por parte do Governo do Estado, além de alterações no edital do concurso a ser lançado ainda este ano.

A Associação dos Oficiais Militares Estaduais do RN (Asfome) e a Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN) pedem que para o próximo concurso as vagas para oficiais sejam disputadas apenas para quem dispõe do diploma de bacharel em direito e para soldado apenas o diploma de curso superior.

“Nós estamos seguindo uma tendência que vêm acontecendo em todo Brasil. Cerca de 16 forças de segurança em todo Brasil já estão com estas normas em seus concursos. E nós queremos seguia esta tendência também para melhoria da tropa como um todo”, comentou o presidente da Asfome, o major da PM Antoniel Jorge dos Santos Moreira.

E ficou a cargo do Presidente da ASSPMBMRN, subtenente Eliabe Marques, questionar o descumprimento do Governo do RN em relação ao pagamento de diárias do ano de 2015 e promoções referentes ao ano de 2007, que estão congeladas.

Padre morto com 29 facadas manteve relação sexual com suspeito, diz delegado

 
* Portal Correio - Foi concluído na sexta-feira (22) e remetido à Justiça o inquérito sobre a morte do padre Pedro Gomes Bezerra, morto com 29 facadas no dia 23 de agosto, dentro da casa paroquial do município de Borborema, a 135 quilômetros de João Pessoa.

No processo, são confirmados os autores do crime, um ex-coroinha da paróquia e um adolescente de 15 anos. Além disso, ficou estabelecido que o ex-coroinha e o padre tiveram relações sexuais antes do crime. Quem diz é o delegado responsável pelo caso.
Conforme o delegado Diógenes Fernandes, que investiga o caso, o ex-coroinha foi indiciado por latrocínio, por ter matado a vítima e roubado o celular, e corrupção de menores. Já o adolescente foi indiciado por ato infracional e conduta análoga a latrocínio.

Também segundo o delegado, com base no depoimento do adolescente, nas evidências do crime e na forma como o ex-coroinha ganhou confiança do padre à polícia tem convicção que houve relação sexual da vítima com o maior de idade momentos antes do crime.

“Temos convicção [de que houve relação sexual]. A relação sexual entre o ex-coroinha e o padre foi corroborada pelo depoimento do adolescente e pelo modo como o crime foi cometido. O ex-coroinha não via o padre há dois meses e decidiu voltar a ter contato com ele já na intenção de cometer o crime. Na noite do latrocínio, o padre foi buscar o ex-coroinha e o adolescente e os levou até a casa paroquial, onde houve o consumo de comidas, bebidas, o ato sexual e o crime em si. Tudo foi premeditado pelo ex-coroinha, que é o mentor intelectual”, afirmou o delegado.

A última pista sobre a localização que a polícia teve do ex-coroinha foi a apreensão do celular do padre, levado pelos suspeitos após o crime.

“O celular do padre foi levado pelo ex-coroinha e ele o repassou por R$ 100 a um morador da fazenda do pai dele. Conseguimos localizar esse celular dez dias após o crime e indiciamos o comprador por recepção, mesmo ele não sabendo que o celular era roubado. Porém, continuamos sem saber onde o ex-coroinha está escondido e pedimos ajuda da população para que possamos prendê-lo”, concluiu o delegado.

CRIME DE HOMICÍDIO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM MOSSORÓ-RN

O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), registrou mais um crime de homicídio na manhã desta terça feira 26 de setembro de 2017,em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A ação criminosa ocorreu na rua Chico Tinoco,por trás da antiga Base Bic no bairro Santo Antônio.
A Polícia Militar foi acionada para fazer o isolamento do local até a chegada do ITEP.

* Passando Na Hora

Itauense tentou matar ex-mulher a tiros em Mossoró e acabou preso

O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), registrou uma tentativa de crime passional na noite desta segunda feira 25 setembro 2017, na região do grande Alto de São Manoel.
De acordo com informações da Guarda Municipal uma mulher teria dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento UPA São Manoel com um tiro na boca.
A polícia foi ao local e a vítima informou que seu ex-companheiro que trabalha como segurança chegou em uma casa na Alameda dos Cajueiros, e foi logo atirando.
O tiro atingiu a boca da vítima identificada como Ducicleide Aquino Filgueira, 38 anos.
A Guarda Municipal realizou diligência e conseguiu prender em flagrante o agressor, identificado como Francisco Marcones Cardoso da Silva, 39 anos. Com ele os Guardas Municipais apreenderam a arma utilizada na ação.
Após ser preso o agressor que estava machucado,por ter entrado em luta corporal com um familiar da vítima foi conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento UPA São Manoel.
Por motivo de segurança e para preservar sua integridade física, já que parentes da vítima se encontravam revoltados no local, o agressor foi levado para atendimento na UPA do Belo Horizonte.
Após ser medicado ele foi conduzido para a Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis.
Francisco Marcondes já respondeu processo, com base na Lei Maria da Penha, por agressões a ex-mulher. Este processo foi extinto no dia 21 de fevereiro de 2017.
Aos policiais, Francisco Marcondes explicou que estava muito bêbado e que foi buscar os filhos para ficar com ele e lá a ex-mulher não entregou, ele teria ficado muito irritado e por este motivo teria atirado na boca da ex-mulher.

Fonte: Blog Passando Na Hora.

Governo do RN paga aos servidores que recebem acima de R$ 4 mil reais referente a agosto

Há exatos 20 meses os servidores estaduais vem recebendo os seus salários atrasados. Continuamos a montagem do pagamento atrasado do mês de agosto.
MONTAGEM DO CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO MÊS DE AGOSTO
Há exatos 20 meses os servidores estaduais vem recebendo os seus salários atrasados.

Continuamos a montagem do pagamento atrasado do mês de agosto.

MONTAGEM DO CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO MÊS DE AGOSTO
QUINTA-FEIRA (31/08): Receberam os servidores ativos do DETRAN, JUCERN, DEI, IDEMA, CAERN e POTIGÁS (órgãos que tem arrecadação própria e autonomia financeira) e os servidores ativos, que são lotados na SEEC, independente de faixa salarial.

TERÇA-FERIA (19/09): Recebem o salário os servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem líquidos de R$ 3.000,01 até R$ 4.000,00.

SEXTA-FEIRA (29/09/17): Receberão os servidores ativos, independente de secretária ou órgão de lotação, paga uma parcela de R$ 4.000,00, para os servidores que recebem mais de R$ 4.000,00

Cerca de 18% dos servidores ativos, inativos e pensionistas do estado estão com a data da conclusão dos seus salários do mês de AGOSTO indefinida.

* Blogue Heriberto Rocha via http://www.janeayresouto.com.br

Temer já começou a abrir os cofres para barrar 2ª denúncia na Câmara

 
Michel Temer mostra que, mais uma vez, está disposto a torrar dinheiro público para permanecer no Planalto; assim como fez para estancar a primeira denúncia na Câmara, o peemedebista já começou o processo de agrado aos deputados que votarão a denúncia na Câmara; contra a vontade de sua equipe econômica, Michel Temer prepara a liberação de mais dinheiro para programas como o refinanciamento de dívidas Refis e o Bolsa Família; além disso, o peemedebista também investiu em sua já tradicional verba para os deputados; no dia em que a Procuradoria Geral da República denunciou Temer pela segunda vez, o governo liberou R$ 65 milhões em emendas parlamentares: aquela quinta-feira, 14 de setembro, foi o dia em que os deputados mais receberam dinheiro até agora durante o mês de setembro; o segundo dia em que houve mais pagamento de emendas foi 19 de setembro, um dia antes de o Supremo Tribunal Federal concluir o julgamento que liberou o envio da denúncia para a Câmara.

Governo corta 87% da verba desatina ao esporte para 2018

 
O governo federal enviou à Câmara dos Deputados uma proposta para a Lei Orçamentária do Ano (LOA) para 2018 que promete afetar radicalmente o esporte brasileiro. De acordo com uma reportagem do site “UOL”, a verba para 2018 deve cair 87% em relação a 2017. O montante correspondente ao item “concessão de bolsas a atletas”, por exemplo, é de R$ 70 milhões. O Bolsa Atleta, cujo custo anual chega a R$ 130 milhões, se não for totalmente alterado, poderá até mesmo ser encerrado. O GloboEsporte.com ouviu vários atletas brasileiros, que repudiaram a situação.

Leia mais...

23 setembro 2017

Preço da gasolina sobe novamente

O reajuste acontece logo após o anúncio da Petrobrás de uma redução no preço da gasolina em 0,51%. A estatal define os preços diariamente, enquanto o valor final fica a cargo de cada posto de combustível.

“Estou tranquilo e confio na justiça”, diz vereador Luiz Almir

Sobre a decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública de afastar o vereador Luiz Almir da Câmara Municipal de Natal, a assessoria de imprensa do parlamentar enviou nota ao Natal Notícias informando que os advogados já entraram com recursos para embargo.

Segue a nota:
Como a própria sentença condicionou a apresentação de um recurso para evitar o afastamento do vereador Luiz Almir, evidentemente, o recurso de embargo de declaração será apresentado ainda hoje (22) à 5ª Vara da Fazenda Pública, o que mantém o vereador no cargo até o transito em julgado pelo Supremo Tribunal Federal.
Sentença
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte notificou a Câmara Municipal de Natal determinando o afastamento do vereador Luiz Almir (PR) do cargo. A suspensão do exercício foi deferida pelo Juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, que afirma que a aplicação da decisão é imediata. Contudo, a CMN tem um prazo de 15 dias para que sejam tomadas as medidas necessária à execução da sentença.

A decisão judicial é de um processo que tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública, e envolve uma denúncia do Ministério Público por improbidade administrativa na nomeação de cargos comissionados no gabinete do então vice-governador Fernando Freire, na época (1995 – 2002). Freire está preso desde 2015.

SENSORES DE INCÊNDIO DA CAIXA ECONÔMICA DISPARAM E ASSUSTAM CLIENTES EM PAU DOS FERROS.

Na manhã deste sábado (23), por volta das 09h, uma grande cortina de fumaça que saiu de dentro da Caixa Econômica Federal de Pau dos Ferros chamou a atenção de clientes e transeuntes que passavam no local.

Segundo informações, a fumaça branca foi expelida pelos sensores de incêndio da agência que sofreram uma pane. Tudo não passou de um pequeno susto que chamou a atenção de muitas pessoas que passavam pelo local.

* Grupo Cidadão 190

Lidiane ‘ostentação’ é condenada por desvios de R$ 1 mi de obra nunca executada

Lidiane Rocha ostenta luxos em redes sociais. Foto: Reprodução.
Carros de luxo, festas e preocupação com a beleza, o que inclui até cirurgia plástica, marcavam o dia a dia da moça que se candidatou à prefeitura de Bom Jardim pela coligação “A esperança do povo”.

Lidiane foi presa por decreto da Justiça Federal sob suspeita de desvios de recursos da merenda escolar do município. Ela ficou 39 dias foragida e se apresentou. Após 11 dias, foi solta com tornozeleira eletrônica.

Entre os diversos processos pelos quais responde na Justiça, ela é acusada de desvios em obras em escolas, fornecimento de merenda escolar, pavimentação das ruas e até mesmo na compra de caixões para o serviço funerário de Bom Jardim.

Segundo o magistrado que a condenou, é possível verificar, ‘de forma cristalina’ que as obras de ‘pavimentação asfáltica, execução de meios fios, sarjetas, passeios públicos e sinalização vertical e horizontal’, objetos do contrato que custou R$ 988 mil aos cofres do município, não foram executadas.

“Como bem comprovado nos autos, houve o recebimento de valores nas contas municipais, conforme extratos de fls. 44 (R$ 70.000,00); 46 (R$ 420.000,00); 47 (R$ 33,90); 4 (R$ 33,90); 49 (R$ 33,90); 57 (R$ 254.609,57); e 59 (R$ 253.980,00), totalizando o montante de R$ 998.691,27 (novecentos e noventa e oito mil, seiscentos e noventa e um reais e vinte e sete centavos), sem, contudo, as obras serem realizadas, conforme comprovam as fotografias juntadas, o que faz com que este juízo conclua, sem sobra de dúvidas, pelo desvio de verba pública destinada a melhorias para pavimentação nas ruas e passeios públicos deste Município para uso unicamente pessoal”, anota.

O juiz ainda dá conta de que sequer houve publicidade do processo de licitação para pavimentar as ruas do município.

COM A PALAVRA, LIDIANE
A reportagem entrou em contato com a defesa da ex-prefeita. O espaço está aberto para manifestação. 
 

União gastou mais de R$ 1,1 bilhão em auxílio-moradia em 2016

 
A fatura dos benefícios diretos e indiretos que o governo concede a parlamentares, servidores e funcionários com cargos comissionados para cobrir suas despesas com habitação é uma conta salgada e difícil de ser acompanhada. Só com auxílio-moradia, os gastos passam de R$ 1 bilhão. No caso dos imóveis oficiais, que não têm uma rubrica específica no Orçamento, eles vão além da manutenção dos apartamentos e passam por liminares contestadas no STF e inquilinos indesejados que o governo tenta despejar.
Em 2016, os Três Poderes gastaram R$ 1,145 bilhão com auxílio-moradia, segundo cálculo feito para a BBC Brasil pela organização Contas Abertas, de monitoramento de dinheiro público. De janeiro a agosto de 2017, foram R$ 744 milhões, contra R$ 500 milhões no mesmo período em 2015 (em valores correntes, ou seja, sem atualizar pela inflação).

Mulher colhe macaxeira de 20 kg na PB e diz que 'não esperava ficar tão famosa'

'Essa terra é maravilhosa', disse dona Lia que achou macaxeira de 20 kg e quase 1 metro de comprimento em Alagoa Grande, PB (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)
'Essa terra é maravilhosa', disse dona Lia que achou macaxeira de 20 kg e quase 1 metro de comprimento em Alagoa Grande, PB (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)
Uma agricultora de 53 anos, da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande - Agreste da Paraíba -, colheu uma macaxeira de mais de 20 kg e 90 cm de comprimento. A agricultora Maria Severina Augusta, conhecida por dona Lia, de 53 anos, disse que “não sabia que ia ficar tão famosa” com a macaxeira colhida na segunda-feira (18).
Ela disse que já raspou o raiz e que já rendeu muita farinha. “Fiz farinha, massa, fiz tudo, uma vizinha minha que me ajudou. Foi farinha com força”, disse dona Lia, que sempre morou na comunidade quilombola. A macaxeira é cultivada no quintal de casa e ela planta principalmente por subsistência, mais que para vender.
“Essa é uma terra maravilhosa, abençoada por Deus!”, contou Severina.
Sua filha, Maria dos Anjos, ficou muito ansiosa com o caso. "Desde que Rosélia publicou a foto, não para de ligar gente pra cá querendo saber da macaxeira”, falou. O secretário de Cultura de Alagoa Grande Marcelo Lopes contou ao G1 que quando soube do caso correu para divulgar. “Fiz questão de que isso fosse o mais divulgado possível e deu certo”, explicou.
Farinha da macaxeira de 20 kg rendeu quase uma saca inteira (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)
Caiana dos Crioulos
A comunidade quilombola Caiana dos Crioulos fica a cerca de 122 km de João Pessoa e tem 98 famílias. Ela compreende uma área de aproximadamente 646 hectares, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As famílias vivem principalmente de culturas de subsistência, como feijão, fava, milho, mandioca, inhame, batata-doce, bem como da criação de animais e da fruticultura.
Local de onde a macaxeira de 20 kg foi colhida, na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)
Local de onde a macaxeira de 20 kg foi colhida, na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)

*G1 PB

Homem é morto a tiros em Governador Dix Sept Rosado no Oeste do RN

Um crime de homicídio foi registrado no final da manhã deste sábado 23 de setembro de 2017, na cidade de Governador Dix Sept Rosado, distante 35 Km de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com as primeiras informações, a vítima identificada apenas como Sandoval, que era cambista do jogo do bicho foi alvejado com vários tiros e morreu em via pública.
Testemunhas relataram para a polícia, que Sandoval, estava dentro de uma casa de jogo, quando os atiradores chegaram e passaram a atirar no mesmo que ainda correu mas, mas tombou sem vida no meio da rua.
Até o momento não há informações sobre a motivação do crime, nem seus executores. A PM isola o local de crime, aguardando a chegada da perícia criminal.
O corpo de Sandoval, será removido para a base do ITEP em Mossoró, onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento.

Fonte: Fim da Linha

Homem é morto a tiros enquanto pilotava motocicleta em rua de Caraúbas/RN


Um homem de 30 anos foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (22), enquanto trafegava em uma motocicleta na Rua Ubaldo Fernandes, no Bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo.
Conforme informações repassadas por populares, a vítima identificada como Ícaro Cezar Felício, de 30 anos, conhecido como "Magão" transitava em uma motocicleta pela via quando os suspeitos se aproximaram em outra motocicleta e o garupa efetuou os disparos e fugiram em seguida.
A Polícia Militar foi acionada e isolou o local e aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia – ITEP. A perícia técnica irá realizar os trabalhos que devem auxiliar na investigação do crime. O corpo vai ser removido para a sede do órgão em Mossoró.

O crime vai ser registrado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu e o homicídio será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, com o intuito de descobrir as causas do assassinato.(IcemCaraubas).

Governo do RN decreta corte de R$ 63 milhões no orçamento dos poderes estaduais

G1/RN
Um decreto assinado pelo governador Robinson Faria (PSD) contingenciou R$ 63 milhões dos orçamentos dos poderes estaduais. O documento foi publicado nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial do Rio Grande do Norte. O valor equivale à frustração – a diferença negativa entre as receitas previstas e os recursos que realmente foram arrecadados – entre janeiro e agosto deste ano.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, o estado esperava arrecadar, ao longo dos oito primeiros meses do ano, R$ 4,63 bilhões de reais. Porém, entraram nas contas R$ 4,57 bilhões. Segundo o decreto, a necessidade de limitação de empenho e movimentação financeira tem "o objetivo de manter na execução orçamentária o equilíbrio das contas públicas para o exercício financeiro vigente".
Para encaixar as despesas com as receitas agora, o governo cortou R$ 63 milhões do orçamento dos Poder Executivo e do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, bem como outros órgãos e fundos que recebem repasses mensais (os duodécimos).
Com isso, os valores contingenciados em 2017 ultrapassam os R$ 213 milhões. Em julho, o estado já havia reduzido R$ 76,7 milhões, das contas. Em junho, outros R$ 46,7 milhões foram cortados e, em março, R$ 27 milhões.
No novo decreto, o próprio Executivo sofreu o maior corte e terá que reduzir os gastos previstos em R$ 40 milhões. O Judiciário é o segundo maior afetado, com quase R$ 10 milhões de redução. O contingenciamento em cada órgão segue a proporcionalidade dele no orçamento estadual.
Total contingenciado: R$ 63.136.480,20
Governo e administração indireta: R$ 40.508.758,33
Tribunal de Justiça e fundos do Judiciário: R$ 9.966.003,09
Assembleia Legislativa, fundos e fundações do Legislativo: R$ 6.174.580,33
Ministério Público e fundo: R$ 4.038.024,88
Tribunal de Contas: R$ 1.676.643,25
Defensoria Pública: R$ 772.430,32.

PF prende ex-prefeito condenado pela Justiça em Natal

* BG - A polícia federal cumpriu nesta sexta-feira (22/9) um mandado de prisão expedido pela 14ª Vara da Justiça Federal/RN e prendeu em Natal, um ex- prefeito de Caiçara do Norte/RN, 55 anos. Ele foi localizado no final da manhã na casa de parentes, no centro da capital potiguar.

O ex-político foi condenado em razão da prefeitura, na época da sua gestão, ter recebido verbas federais para a construção de uma creche e um posto de saúde naquele município e, posteriormente, não ter apresentado a devida prestação de contas junto aos órgãos fiscalizadores.
Levado para audiência de custódia, a decisão da Justiça foi que ele continuará preso.
O homem permanece custodiado na sede da PF e nos próximos dias deverá ser transferido para o Sistema Prisional do Estado.

Seis são mortos em chacina na Grande Natal; 'Estrago grande', diz delegado

 
seis jovens foram executados a tiros na noite desta sexta-feira (22) na frente de uma casa na comunidade de Santa Maria, em Extremoz, município da Grande Natal. Eles faziam uma pequena confraternização e bebiam quando foram rendidos pelos assassinos. Um deles ainda foi socorrido, mas chegou morto ao hospital. Ninguém foi preso.

Segundo o delegado Luciano Chaves, que coordena uma das equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime aconteceu por volta das 21h. Ao G1, ele contou que pelo menos 10 homens com armas de grosso calibre participaram da matança. No local, também foram encontradas cápsulas de pistola.

Até o momento, cinco mortos foram identificados. São eles:

Eribelton Avelino da Silva, 23 anos;
Geovane da Silva, 20 anos;
Fernando Gomes Teixeira, 20 anos;
Artur Antônio Alves do Nascimento, 20 anos;
Vinícius Manuel Câmara Tomás, 16 anos.
 
 O corpo da sexta vítima permanece no Instituto Técnico-científico de Perícia (ITEP), em Natal, a espera de identificação.

Antes de os criminosos acabarem com a festa, os jovens chegaram a fazer uma foto registrando a confraternização. A imagem estava no celular de um deles. "Os criminosos chegaram à residência em dois ou três carros e estavam vestidos de preto. Lá, ordenaram que os rapazes deitassem no chão e atiraram. O estrago foi grande", acrescentou o delegado.

Ainda de acordo com Luciano, ainda não é possível afirmar o que motivou a chacina, mas a polícia investiga a possibilidade de os jovens estarem envolvidos com facções criminosas e consequentemente com o tráfico de drogas.

A PM foi chamada ao local pouco após os disparos e ainda fez buscas pela região, mas não encontrou nenhum suspeito.

G1RN

Polícia Civil e PM prendem indivíduo que tentou pela segunda vez matar a própria mãe em Baraúna-RN

Um homem identificado como, Marcos Pereira de Lima, “Marquinho”, foi preso nesta sexta feira 22 de setembro durante operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar na cidade de Baraúna, região oeste Potiguar.
De acordo com as equipes envolvidas na ação policial,Marquinho, tentou pela segunda vez matar a própria mãe, Francisca Pereira de Sousa, dentro do prédio da justiça naquela cidade.
Segundo a polícia, ele já havia sido preso anteriormente e encaminhado à Cadeia de Publica de Mossoró, pelo mesmo crime, mas já estava em liberdade, com medida protetiva imposta contra pela justiça, para que o mesmo não se aproximasse da mãe.
Nesta sexta feira (22) o infrator revoltou-se porque a família não o aceitou de volta em casa e ao avistar sua mãe no prédio do fórum municipal, passou a ameaçá-la e também os funcionários da justiça com uma barra de ferro.
Diante da desobediência à justiça o juiz local expediu um novo mandado de prisão contra Marcos Pereira, o qual foi cumprido pelas forças de segurança da cidade. Após ser preso o mesmo foi encaminhado de volta à Cadeia Pública de Mossoró, onde ficará a disposição da Justiça.

Fonte: Fim da Linha.

Em Fortaleza homem mata esposa grávida e comete suicídio na frente do enteado de 7 anos

Uma tragédia foi constatada pela Polícia nesta quarta-feira (20), no Bairro Sapiranga, em Fortaleza.O homem identificado como Leonardo Bruno Barros da Silva, de 31 anos, assassinou a esposa Aline Vitoriano da Silva, de 36 anos, que estava grávida, e depois se matou enforcado, no deck da casa de luxo.
A criança de 7 anos, filho da vítima e enteado do homem, foi testemunha de todo o crime, registrado no domingo (17). O menino ficou ao lado do corpo da mãe durante os três dias, trancado em um quarto.
Segundo informações de um dos sócios da imobiliária da casa onde eles moravam, o casal estava há apenas 15 dias na residência. A casa ainda tinha poucos móveis, e estava com muitas drogas espalhadas pelos cômodos.
De acordo com testemunhas e vizinhos, uma grande festa aconteceu no domingo, possivelmente o dia que a esposa foi assassinada. De acordo com o Samu e a Perícia, o estado da mulher já estava em decomposição.
Quando os órgãos chegaram até a residência e subiram, se assustaram com a situação da criança de 7 anos. O menino estava em estado de choque ao lado do corpo da mãe, que estava no chão. O garoto estaria trancado no quarto desde domingo, de acordo com a Polícia.
Segundo o responsável pela imobiliária, eles tinham uma boa condição financeira, um carro de luxo e trabalhavam no ramo de festas. A nova casa poderia ser utilizada como buffet, mas a informação não confirmada.
O caso será investigado pela Delegacia de Divisão de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP). A criançafoi levada a uma unidade de saúde pelo Samu e depois será encaminhada ao Conselho Tutelar. Um cachorro de estimação deve ficar ao lado do garoto para ajudar na sua recuperação.

Tribuna do Ceará

Getúlio e Galeno devem continuar sendo os mais votados do Alto Oeste. Em Pau dos Ferros, Gustavo e Raimundo acumulam desgaste

Ainda pouco se fala sobre o pleito eleitoral que será deflagrado no próximo ano. O desinteresse da população é tamanho que muitos chegam ao ponto de enxergar o cenário como bastante nebuloso, quase indescritível, sobretudo no que se refere às disputas que serão travadas pelos cargos de Governo e Senado.

Quanto às vagas que serão preenchidas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, como em anos anteriores, certamente haverá um verdadeiro leilão em torno da cooptação de lideranças municipais (prefeito, vereadores e etc.), em um verdadeiro "vale tudo" na busca pelo voto.

Somente nos chamados redutos eleitorais é que o trabalho desenvolvido pelos parlamentares são realmente colocados à prova, a partir de suas respectivas atuações. Quando isso acontece, observa-se que as disputas para o cargo de deputado estadual despertam a paixão do eleitor de forma semelhante aos embates municipais, inclusive chegam a ser taxadas como prévias.

No Alto Oeste, a julgar pelo desempenho à frente de seus respectivos mandatos e considerando as estruturas partidárias que os resguardam, arrisco-me a escrever que, mais uma vez, os deputados Getúlio Rêgo (DEM) e Galeno Torquato (PSD) deverão amealhar a maior quantidade de votos.

Provavelmente, os também deputados Gustavo Fernandes (PMDB) e Raimundo Fernandes (PSDB) deverão aparecer logo em seguida, rigorosamente nesta ordem, entre os mais votados da região. Principalmente, se não surgir uma novidade para embolar o jogo eleitoral.

Pau dos Ferros

No plano local, Getúlio Rêgo segue como franco favorito para alcançar a primeira colocação. Galeno Torquato, que nas eleições de 2014 conseguiu se tornar o segundo colocado mesmo sem receber o apoio de uma grande liderança do município, deverá permanecer no mesmo patamar.

Já com relação aos 'ausentes' Gustavo Fernandes e Raimundo Fernandes, que só aparecem em Pau dos Ferros às pressas, ou de passagem, estes poderão amargar um demasiado desgaste junto à população, haja vista a atual realidade de impaciência do eleitorado.

Evidentemente que nossa análise não se aplica ao quadro geral no Estado onde, por exemplo, entendemos que a situação tanto de Gustavo quanto de Raimundo são bem mais favoráveis. Também, com bastante humildade, pondero que nosso comentário não é infalível, as nuances podem mudar e, talvez, o que enxergamos como improvável hoje poderá se tornar uma realidade amanhã.

Enquanto isso, sugiro ao eleitor ficar atento às atuações dos nossos representantes para, posteriormente, decidir com lucidez quem merecerá receber o seu voto de confiança na urna.

Fonte: Politica Pauferrense