02 setembro 2017

Janot denuncia integrantes do PP por organização criminosa na Petrobras

Caso está sob sigilo de Justiça, por isso ainda não foram divulgados os nomes dos denunciados.
Procurador-geral da república denuncia ao STF integrantes do PP por organização criminosa

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a primeira denúncia na corte que aponta integrantes de um partido político, o PP, como participantes de uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras.
Janot pediu a condenação de integrantes da sigla, mas como a denúncia está sob sigilo de Justiça, os nomes ainda não se tornaram públicos.
O inquérito no qual foi apresentada a denúncia foi aberto, em março de 2015, para investigar a participação de 39 políticos do PP, PT e PMDB na suposta organização criminosa que atuava na estatal.
Em outubro do ano passado, a pedido de Janot, esse inquérito foi fatiado e as investigações sobre organização criminosa passaram a ser quatro: uma sobre o PP, outra sobre o PT, uma terceira sobre o PMDB do Senado e a quarta sobre atuação do PMDB da Câmara.
A expectativa é que o presidente Michel Temer seja denunciado nesse último inquérito nos próximos dias. Junto com a divisão, Janot pediu a inclusão de mais investigados e ao todo os quatro inquéritos ficaram com 66 alvos.
'Teia criminosa única'
Ao pedir o fatiamento da maior e principal investigação da Operação Lava Jato, Janot afirmou que os partidos PP, PT e PMDB se organizaram internamente para cometer crimes contra a administração pública. Por isso, justificou o procurador, a apuração deve ser dividida para "melhor otimização do esforço investigativo".
Para Janot, o pedido de divisão não muda o fato de que existiu "uma teia criminosa única" na estatal.
"Os elementos de informação que compõem o presente inquérito modularam um desenho de um grupo criminoso organizado único, amplo e complexo, com uma miríade de atores que se interligam em uma estrutura com vínculos horizontais, em modelo cooperativista, em que os integrantes agem em comunhão de esforços e objetivos, e outra em uma estrutura mais verticalizada e hierarquizada, com centros estratégicos, de comando, controle e de tomadas de decisões mais relevantes", disse o procurador no pedido.
"Como destacado, alguns membros de determinadas agremiações organizaram-se internamente, valendo-se de seus partidos e em uma estrutura hierarquizada, para cometimento de crimes contra a administração pública", completou.

Temer diz a chineses que Brasil está voltando para “o trilho do desenvolvimento”

Pequim/China - O presidente Michel Temer se encontra com Sun Yafang, presidente do conselho da Huawei (Foto: Isac Nóbrega/PR)Isac Nobrega/PR

Ao discursar para investidores chineses, o presidente Michel Temer disse hoje (2), em Pequim, que o Brasil está recuperando o dinamismo da economia e voltando para “o trilho do desenvolvimento”. Em seu terceiro dia de viagem à China, Temer discursou para 360 empresários no encerramento do Seminário sobre Oportunidades de Investimento promovido pela Apex-Brasil.

“Sei, tenho a mais absoluta convicção, pelos encontros que tive nesses dois dias aqui na China, com as autoridades que gentilmente nos receberam, que a China continuará ao lado do Brasil, neste momento em que voltamos para o trilho do desenvolvimento. Sei que os empresários chineses são e seguirão sendo grandes parceiros nessa empreitada”, disse.
Nos dois últimos dias, Temer teve reuniões com o presidente Xi Jinping, com o primeiro-ministro Li Keqiang e com o presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Yu Zhengsheng, além dos presidentes das gigantes do setor elétrico State Grid Corporation of China e China Three Gorges Corporation, da empresa de telecomunicações Huawei e do grupo empresarial HNA.

Em seu discurso, Temer lembrou que há um ano falou a empresários chineses em Xangai sobre a agenda de reformas do seu governo para recuperar a economia. “Pois, hoje, passados 12 meses, posso dizer-lhes que a missão está sendo cumprida. O Brasil está de volta e aguardando os empresários chineses”, acrescentou.

Temer e os ministros do Planejamento, Dyogo Oliveira, dos Transportes, Maurício Quintella, da Agricultura, Blairo Maggi, de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, apresentaram os projetos de investimento, principalmente o pacote de concessões e privatizações de aeroportos, portos, rodovias e linhas de transmissão lançado na semana passada pelo governo.

O presidente voltou a comentar resultados recentes da economia: “Só para registrar, dados muito recentes revelam que no ano passado o PIB [Produto Interno Bruto] foi negativo no Brasil, mas neste ano, no primeiro trimestre, foi de 1% e, logo agora, neste segundo semestre, mais 0,2%. Portanto, recuperação do PIB brasileiro em pouquíssimo tempo”.

Temer também falou da taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, que passou de mais de 14% para 9,25%: “A indicar que até o final do ano talvez estejamos em 7[%], 7,5%, segundo dizem os analistas”, disse. “Eu confesso que fizemos tanto nesses 15 meses que nem parece que se passaram apenas 15 meses desde que assumimos o governo”.

Aos investidores, Temer disse que podem encontrar no Brasil oportunidades seguras para negócios. “Nós temos, agora, um novo modelo para concessões e privatizações. É um modelo mais previsível e mais racional, que fortalece a segurança jurídica. Porque nenhum empresário aplica ou quer aplicar se não obtiver a segurança jurídica para o seu investimento”.

Segundo a Presidência brasileira, o vice-primeiro-ministro da China, Wang Yang, disse neste sábado, durante encontro com Temer, que há interesse das empresas chinesas em participar dos leilões programados do Programa de Parcerias de Investimento, principalmente em áreas como energia e transportes.

Amanhã (3), Temer viaja para a cidade chinesa de Xiamen, onde vai participar da 9ª cúpula de chefes de Estado e de Governo do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) até terça-feira (5).

Atos
No seminário, foram assinados oito atos empresariais, entre eles o termo de ratificação dos acordos para implantação do parque siderúrgico entre o governo do Maranhão e a China Brazil Xinnenghuan International Investment (CBSteel) e o protocolo de intenções entre a Itaipu e a China Three Gorges Corporation para desenvolver ações conjuntas de pesquisa nas áreas de energia renovável.

Na ocasião, foi firmado o memorando de entendimento entre o Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura e a China Communication Construction Company para a aquisição do Terminal Graneleiro de Babitonga, em Santa Catarina.

Acordo de cooperação entre a Petrobras e o China Development Bank e o memorando de entendimento para cooperação entre o Banco do Brasil e o Industrial Commercial Bankof China também foram assinados.

Brasil e China firmaram ontem 14 atos internacionais. Três deles são acordos bilaterais entre os dois governos e os outros são acordos privados e interinstitucionais, que podem gerar negócios e investimentos futuros no Brasil.

Agência Brasil

Marinha do Brasil alerta para ondas de até 4,5 metros no litoral potiguar e vento muito forte

* BG - A Marinha do Brasil alerta aos navegantes da Área do litoral do Rio Grande do Norte, sobre a previsão de Mar Grosso/Muito Grosso, com ondas de S/SE de 3,0 a 4,5 metros e Vento Forte SE/E força 7 com rajadas, na Área Foxtrot (de Salvador/BA a Natal/RN), a partir de 02SET17 das 21h00min até 04SET17 às 21h00min.

A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.
Maiores informações sobre previsões meteorológicas poderão ser obtidas no site do Centro de Hidrografia da Marinha – CHM – no endereço www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/index.htm
Solicito a ampla divulgação aos proprietários e comandantes de embarcações de sua área de atuação.

Feira de negócios em Pau dos Ferros deve atrair 200 mil pessoas

Começou nesta sexta-feira, 1º de setembro, um dos maiores eventos de negócios do Rio Grande do Norte, a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap 2017), na cidade de Pau dos Ferros. São aproximadamente 80 estandes, onde estarão expostos e sendo comercializados diversos produtos e serviços. A expectativa dos organizadores é que durante os quatro dias mais de 200 mil pessoas circulem na Praça de Eventos, movimentando a economia da cidade.

Durante os quatro dias da Feira, a cidade registra uma significativa movimentação financeira e a rede de hospedagem chega a recordes de ocupação, além do aumento da frequência de consumidores em restaurantes, compras em lojas do comércio e de prestação de serviços.

Professores da UERN aprovam estado de greve

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovaram um estado de greve na instituição. A proposta prevê uma agenda de mobilização permanente da categoria. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, em assembleia geral realizada na Associação dos Docentes da Uern (Aduern). Os docentes da UERN vêm recebendo os salários com atraso há18 meses.

Será criada uma comissão de mobilização permanente, onde estará inserida a Diretoria da Aduern e os representantes do sindicato nos campi, além dos demais docentes que queiram se integrar. A comissão irá organizar as atividades e direcionar o processo de negociação junto ao Governo do Estado, buscando evitar uma paralisação por tempo indeterminado na UERN.

158ª MORTE VIOLENTA EM MOSSORÓ EM 2017


O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), registrou mais um crime de homicídio na manhã desta sábado 02 de setembro de 2017 em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A ação criminosa ocorreu na rua Inácio Ferreira de Souza no loteamento Santa Helena;
A vítima identificada como Alexandre Félix de Lima de 19 anos foi morto com vários tiros no quintal da residência.
De acordo com as primeiras informações a vítima estava na calçada da casa quando os criminosos chegaram de motos, e começaram a atirar.
Ele correu para dentro de casa, mas foi perseguido pelos atiradores que invadiram a residência e executada no quintal da casa. A Policia Militar isola o local do crime aguardando as equipes do ITEP e da Polícia Civil.

* Passando na Hora

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR 304 EM MOSSORÓ-RN



A PRF (Polícia Rodoviária Federal) registrou por volta das 18:40:hs desta sexta feira 01 de setembro de 2017, um acidente com uma vítima fatal, envolvendo carro e bicicleta, na BR 304 próximo a entrada que vai para a cidade de Upanema-RN,em frente a um posto de combustíveis, na entrada do Conjunto Liberdade I em Mossoró.

De acordo com as informações, a vítima identificada como Carlos Alberto de Melo, seguia em uma bicicleta, no sentido Natal/Fortaleza, quando foi colhido violentamente,por um veiculo Siena de placas NOH 6944 Mossoró-RN ao tentar atravessar de bicicleta a BR.
Uma ambulância ALFA com Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), foi acionada e constatou o óbito no local.
A PRF isola o local, aguardando a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia - ITEP.
O motorista do carro, permaneceu no local e acionou o socorro médico e a Polícia Rodoviária Federal. Ele também prestou esclarecimentos à Polícia Civil.

* Passando na Hora

BANDIDOS ROUBAM HILUX, FAZEM VÍTIMAS REFÉNS, E NA FUGA BATEM EM DIVERSOS CARROS. ORDEM SERIA MATAR AS VÍTIMAS





Dois elementos armados, renderam um casal em uma Hilux de cor branca, no centro de Mossoró, próximo ao Banco do Nordeste, no final da tarde desta sexta feira 01 setembro 2017, fizeram eles dois reféns, e fugiram em direção a COBAL. No caminho um desentendimento dos dois acabou com a liberação do casal, e um dos indivíduos saiu correndo e foi pego pela polícia que vinha logo atrás. Segundo informações da polícia, um dos bandidos teria dito que um ex-funcionário da vítima pediu a cabeça dele, e a ordem era matar os dois, o comparsa não concordando com o crime do casal mandou que o elemento detido saísse do carro. Foi nesse momento que ele foi pego pela guarnição 231 que vinha logo atrás e as vítimas liberadas. Na fuga já na Leste Oeste, o elemento bateu na traseira de um Onix de cor branca, e foi em direção a outros carros colidindo com mais três veículos no sinal da COBAL. após a batida, fez um mototáxi refém e fugiu em direção as Barrocas. A polícia realiza patrulhamento na tentativa de encontrar o outro acusado. O acusado identificado como Alisson Tiago de Medeiros Costa, 20 confirmou a versão da PM, que um ex-funcionário teria premeditado o assalto., e a ordem era matar as vítimas.

* Passando Na Hora

Apodi-RN: Policia Militar consegue recuperar 11 celulares e prender autores de vários assaltos ocorridos na cidade.



Rafael confessou vários assaltos
Na manhã desta Sexta feira dia 01/09, a Policia Militar da cidade de Apodi através de um trabalho investigativo, conseguiu recuperar 11 celulares, prender um maior e apreender dois menores de idade que estavam praticando roubos de celulares na área urbana da cidade.

A operação que foi comandada pelo Ten. Júlio Batista, juntamente com os Sgts. Ivanildo, Xavier e o Sd. Magnaldo, conseguiram prender a pessoa de Francisco Rafael da Silva, de 19 anos de idade, natural de Mossoró, mas residente ha algum tempo na cidade; Com o mesmo, a policia recuperou 04 celulares e um simulacro de pistola.

Após um breve interrogatório, Rafael revelou os nomes de dois comparsas menores de idade, e também confessou vários assaltos ocorrido em Bairros diferente na cidade.

Já com os menores, a policia conseguiu recuperar 07 celulares e uma pistola de solda usada como simulacro de arma de fogo.

Os suspeitos juntamente com todo o material apreendido foram conduzidos a sede da delegacia de policia civil de Apodi, onde foi realizado os procedimentos legais.

* Sentinelas do Apodi

01 setembro 2017

'Eu quero ser o presidente do povo brasileiro', diz Geraldo Alckmin

Estadão Conteúdo
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), admitiu nesta quinta-feira (31) seu desejo de ser candidato à Presidência da República. Durante uma visita à nova sede da empresa de cosméticos Natura, o governador afirmou a jornalistas que quer "ser o presidente do povo brasileiro". A declaração foi dada em resposta a questionamento de um jornalista sobre comparação feita pela consultoria Eurasia, de que Alckmin se parece com a ex-candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton. Assim como ela, disse a consultoria, Alckmin representa a manutenção de valores da elite. "Da elite, não", retrucou Alckmin. "Eu quero ser o presidente do povo brasileiro, dos empresários que geram emprego, do trabalhador sacrificado do Brasil", afirmou o tucano. Questionado ainda sobre se ele seria o melhor nome para a Presidência, Alckmin disse: "A modéstia não me permite responder." O governador evitou ainda responder a questão que o comparava ao prefeito de São Paulo, o também tucano João Doria. Ele não quis se manifestar sobre se ele seria capaz de conduzir o governo do São Paulo e ao mesmo tempo viajar pelo País. Doria tem feito viagens para diversos Estados alegando que é capaz de usar a tecnologia para administrar a capital à distância.

TJRN determina bloqueio de R$ 52 milhões das contas do Estado por dívidas de precatórios

O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Expedito Ferreira, determinou hoje (31) o bloqueio de R$ 52 milhões nas contas do Estado do Rio Grande do Norte em razão das parcelas em atraso devidas pelo Estado para o pagamento de precatórios referentes ao ano de 2016.

Diante da situação de crise econômica vivenciada no RN, o presidente do TJRN determinou que o bloqueio do montante de R$ 52.122.506,84 aconteça em quatro parcelas, sendo a primeira no dia 29 de setembro, no valor de R$ 13.030.626,71, e as demais no dia 29 de cada mês, até dezembro de 2017.

No último dia 25 de abril, o Estado do RN havia apresentado proposta de pagamentos mensais no valor de R$ 500 mil para o pagamento de precatórios. Na ocasião, os procuradores do Estado argumentaram que além da grave situação financeira, houve um crescimento severo de bloqueios e sequestros judiciais, o que dificultava o planejamento financeiro do Estado.

Em sua decisão, o desembargador Expedito Ferreira esclarece que o regime especial de pagamento de precatórios prevê o pagamento anual correspondente ao percentual de 1,5% da receita corrente líquida do Estado, em parcelas mensais, “valor que supera enormemente o valor sugerido como pagamento mensal”.

“O valor apresentado, R$ 500 mil a cada mês, sequer é suficiente para o pagamento do repasse mensal a que o Estado está obrigado a realizar no ano de 2017, no total de R$ 8.337.711,94, objeto, inclusive de outro procedimento de bloqueio e sequestro, não sendo capaz nem de amortizar a dívida referente ao exercício de 2016, o que, a grosso modo, é prejudicial ao próprio Estado, em razão da incidência de juros e atualização monetária do acervo de precatórios”, destaca o presidente.

Quanto ao procedimento de sequestro referente às dívidas de 2017 (Processo nº 2017.001749-2), as quais somam cerca de R$ 66 milhões, o Estado requereu a utilização dos recursos dos depósitos judiciais para o pagamento de precatórios. O magistrado da Corte de Justiça concedeu, no último dia 28, prazo de 30 dias para a finalização das habilitações.

Fonte: Blog do BG

Correios defende parceria com municípios para garantir vigilância nas agências

 
Uma alternativa levantada pelo representante dos Correios foi que ocorresse parceria entre os municípios com a estatal para que houvesse uma contrapartida ou custeio desses gastos com vigilância. Caso não seja possível, de acordo com ele, a tendência é que os Correios não tenham mais condições de manter os serviços dos bancos postais.

“Até o dia 11 de outubro vamos manter os vigilantes em parte dessas agências, que é o caixa que possuímos para o custeio. Os Correios discutirão com o Banco do Brasil, que é responsável pelo serviço de banco postal, se será mantido o contrato”, explicou Marconi Edson.

O secretário-geral do Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, José Rivaldo da Silva, disse que os profissionais dos Correios estão temerosos com a situação e cobram a manutenção dos serviços. Para ele, não é possível se justificar a crise para o fechamento dos bancos postais, já que há o interesse social e é importante para a população. Por isso, ele cobra a pressão por parte da classe política.

“Para a gente conseguir manter a agência aberta, é interessante falar com os parlamentares para cobrar e pressionar o presidente dos Correios. Se não houver pressão popular para manter esse e outros serviços, estamos fadados a ver várias agências fechadas e acabar o comércio em várias cidades, que é um dos reflexos”, disse José Rivaldo.

Articulação poderá fazer Ezequiel ser candidato ao Governo

 
O soldado Vasco tomou conhecimento que está sendo gerado um projeto político para colocar Robinson no Senado e Ezequiel no Governo do Estado.

Segundo Vasco, o primeiro passo é negociar uma vaga no Tribunal de Contas para acomodar o vice-governador Fábio Dantas para abrir o caminho de Ezequiel assumir o Governo com o fastamento de Robinson em abril de 2018 para disputar o Senado.

Ezequiel governando seria candidato a reeleição fazendo dobradinha com Robinson e Garibaldi para o Senado, caberia a Rosalba indicar uma filha como candidata a vice-governadora.

Com esse pacto, José Agripino ficaria isolado na direita e Fátima Bezerra isolada na esquerda..

Essa é a conversa que está rolando no condomínio Porto Brasil..

Governo Temer recua e suspende por 120 dias mineração em área da Amazônia

 
El País
Alvo de críticas de um amplo leque de atores políticos e ambientais, o Governo Michel Temer suspendeu nesta quinta-feira os efeitos do polêmico decreto que permitia que mineradoras privadas explorassem área na Amazônica até então reservada à pesquisa estatal. O Ministério das Minas e Energia disse, em nota, que a suspensão visa promover “um amplo” debate com a sociedade sobre o tema por 120 dias.
O decreto que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), uma reserva amazônica de mais de 47.000 quilômetros quadrados – uma superfície maior que o Espírito Santo-, provocou enorme crítica e acabou unindo sob a hashtag #somostodosamazônia posicionamentos políticos até então enfrentados pela polarização ideológica – de ambientalistas a celebridades, passando por mobilização comum nas redes sociais. “Essa iniciativa se produz em respeito às legítimas manifestações da sociedade e à necessidade de esclarecer e discutir as condições que levaram à decisão de extinção da Renca”, disse o Ministério das Minas e Energia em nota.
De acordo com a pasta, a decisão de paralisar os efeitos da medida foi tomada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, depois de consultar Temer. O ministro de Meio Ambiente, José Sarney Filho, reconheceu nesta quinta em entrevista ao jornal Valor Econômico que o Governo se equivocou na publicação do decreto, em 23 de agosto, e expressou seu desejo de revogar a medida.

Planejamento prevê salário mínimo de R$ 969 para 2018

O ministério do Planejamento revelou nesta quinta-feira (31) a expectativa de salário mínimo no valor de R$ 969 para o ano de 2018. A informação consta no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), enviado para aprovação do Congresso Nacional. A proposta segue para a aprovação do Congresso Nacional.
O valor inicial, de R$ 979, que estava apresentado na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) inicialmente sancionada pelo presidente Michel Temer, passou para R$ 969 durante a elaboração do Orçamento.

Janot quer pegarTemer por corrupção no caso Rodrimar

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reiterou nesta quinta-feira (31) pedido de abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer por corrupção e lavagem de dinheiro na edição de um decreto no setor de portos que beneficiou a empresa Rodrimar, que atua em Santos (SP).
Rodrigo Janot pediu, ainda, que o caso, conduzido pelo ministro Edson Fachin, seja sorteado para um novo relator por não ter relação com os fatos apurados na Lava Jato.
Desde que surgiram as denúncias contra Temer, o próprio presidente tem convocado pronunciamentos no Palácio do Planalto e divulgado notas à imprensa para negar as acusações.

Pesquisa: para 66%, PSDB é igual ao PT

Levantamento da Paraná Pesquisas em todo o País revelou que para 66,3% dos eleitores entrevistados, o PSDB se igualou ao PT, em razão das recentes acusações de corrupção investigadas na operação Lava Jato. Para 28,9%, o partido ainda não ficou mais parecido com o PT, com suas disputas internas, e apenas 4,8% não souberam ou não quiseram opinar.
Em meio à turbulência política envolvendo o PMDB e o PSDB, dois dos maiores partidos do País, a pesquisa indicou que 55,6% dos brasileiros acham que o PSDB deveria deixar a base de apoio do governo do presidente Michel Temer no Congresso. Para 32,2%, o partido do senador Aécio Neves (MG) deve se manter fiel e continuar ajudando o governo a aprovar projetos na Câmara e no Senado. Outros 12,2% não souberam ou não quiseram opinar a respeito.
Ex-presidente do partido e um dos principais nomes do partido, Aécio Neves chegou a ter o mandato suspenso pelo Supremo Tribunal Federal ao passo que Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A Paraná Pesquisas ouviu 2.902 brasileiros de todo País entre os dias 25 e 29 de agosto por meio de questionário online. O grau de confiança do levantamento é de 95% com margem de erro de 2% para mais ou menos.

Vídeo: Fátima Bezerra se pronuncia sobre o primeiro ano do governo “ilegítimo” de Michel Temer

A senadora Fátima Bezerra (PT) se peonunciou hoje no Senado sobre o primeiro ano do Governo Temer, completado hoje.
“Os resultados de um ano de golpe são catastróficos, especialmente para mais de 15 milhões de brasileiros que estão desempregados. Prometeram uma ponte para o futuro, mas estão, na verdade, é entregando uma ponte para o passado, para um passado de absoluta exclusão social”, discursou Fátima, que não reconhece como legítimo o Governo e fez críticas à gestão.
“A educação, assim como aconteceu na época da ditadura militar, é uma das políticas públicas mais afetadas. Nós temos hoje uma coleção de ataques, de retrocessos que atingiram profundamente o esforço que estava sendo feito neste País para avançarmos, do ponto de vista de expansão e do fortalecimento das universidades, da educação profissional e tecnológica, da educação básica, da valorização dos profissionais da educação”.
A parlamentar falou também sobre a caravana do ex-presidente lula pelo Nordeste,
“A caravana por onde passa está simplesmente irradiando fé e incentivando a luta para a construção de um novo amanhã para o Brasil. Mais uma vez, quero parabenizar o meu Rio Grande do Norte, o Seridó, a região oeste e todo o povo potiguar, bem como Mossoró, Currais Novos e todas as outras cidades, pela bela mobilização que fizeram. Continuaremos aqui, a postos, lutando para trazer de volta a democracia”.
Assista ao pronunciamento completo da senadora: 

Desemprego no Brasil cai e chega a 12,8%

 
  Influenciada pelo aumento da informalidade no mercado de trabalho, a taxa de desemprego do país caiu 0,8 ponto percentual, em relação ao trimestre encerrado em abril e fechou o período maio a julho deste ano em 12,8%.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quinta-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indica ainda que o país tem 13,3 milhões de desempregados,
No trimestre imediatamente anterior, encerrado em abril, a taxa de desemprego havia sido de 13,6%. Na comparação com o mesmo trimestre móvel do ano anterior, houve alta de 1,2 ponto percentual na desocupação.

Teste da Carteira de Habilitação eletrônica sai do ar

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) retirou do ar a versão eletrônica demonstrativa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) que estava disponível em fase de testes. O modelo era acessado apenas por meio do site do órgão e deixou de existir após dúvidas geradas pelos usuários quanto à segurança do aplicativo.

De acordo com o Serpro, a versão completa do dispositivo estará disponível, em definitivo e para as principais plataformas virtuais de download de aplicativo a partir do dia 30 de setembro para os usuários de Goiás. A partir de então, os departamentos de trânsito de cada estado deverão aderir gradativamente à versão piloto do aplicativo até fevereiro de 2018. A decisão foi tomada conjuntamente entre o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Disponível desde a última terça-feira, a versão de testes da carteira de habilitação digital disponibilizava apenas uma demonstração de como os motoristas acessariam, no futuro, os seus próprios documentos. Como o aplicativo somente estava disponível por meio de uma empresa pública e, por esse motivo, os aparelhos solicitavam certificação de segurança, parte dos usuários questionou a qualidade do serviço oferecido.

Além disso, de acordo com o Serpro, a versão não disponibilizava ainda o acesso à carteira de habilitação de cada um dos usuários. O órgão garantiu, porém, que o sistema não trazia nenhuma insegurança aos internautas.

“As telas demonstrativas da solução agora podem ser encontradas no site da CNH digital. A versão final da CNH-e será lançada até 30 de setembro e estará disponível para download tanto na loja Google Play Store quanto na App Store", informou a empresa do governo.

Agência Brasil

‘Vai ter troco’, diz líder do DEM após o partido perder ministro e senador para PMDB

A declaração do presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR), de que o senador Fernando Bezerra Coelho (PE) e o filho dele, o ministro Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia), vão migrar para o partido abriu uma crise entre o DEM e o governo.

O partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ) e do ministro Mendonça Filho (Educação) estava negociando com os dissidentes do PSB e agora pretende revidar a ação do partido do presidente Michel Temer.

“Vai ter troco”, disse à Folha Efraim Filho (PB), líder da bancada de 30 deputados, a oitava da Câmara.

“Nossa relação fica extremamente fragilizada. Não é assim não”, disse o deputado, segundo quem houve um “desconforto generalizado” no comando do partido.

O primeiro capítulo da disputa entre PMDB e DEM por dissidentes do PSB aconteceu em julho.
À época, quando percebeu o assédio do DEM para inflar sua bancada, Temer foi à casa da líder do PSB, Tereza Cristina (MS), para oferecer o PMDB como legenda para receber os cerca de 15 insatisfeitos do partido.

Apesar de se dizer independente, o PSB costumava acompanhar o governo em votações importantes.

No entanto, a cúpula do partido resolveu punir seus parlamentares que votassem a favor das reformas trabalhista e da Previdência, o que rachou o partido.

Nesta quinta-feira (31), Jucá anunciou que o PMDB receberia o senador, o ministro e outros dissidentes.

Bezerra Coelho disse a aliados que as conversas com o PMDB estavam evoluídas, mas que ainda precisava de algumas garantias do parido em Pernambuco para bater o martelo.

Ele terá conversas antes do feriado de Sete de Setembro, na smeana que vem, para, então, fazer o anúncio oficial.

Rodrigo Maia, responsável pelo diálogo com os dissidentes do PSB, não quis comentar o assunto.

FolhaPress

Brasil vence Equador por 2 a 0 e assegura primeiro lugar das Eliminatórias

O Brasil derrotou o Equador por 2 a 0 nesta quinta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Os gols foram marcados por Paulinho e Philippe Coutinho.

O resultado garantiu aos comandados de Tite o primeiro lugar das Eliminatórias Sul-americanas com três rodadas de antecipação.

O Brasil ainda tem outras três partidas para fazer nas Eliminatórias. A seleção enfrenta a Colômbia, em Barranquilla, na próxima terça-feira, às 17h30 (horário de Brasília).

Estudantes são assaltados dentro da Universidade Estadual em Mossoró-RN

A Polícia Militar registrou na noite de quinta feira 31 de agosto, um assalto dentro do Campus Central da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró RN.

As vítimas relataram aos policiais militares que foram ao local em busca de informações, que dois bandidos armados saíram do mato, pularam uma cerca que dar acesso ao campus e abordaram estudantes que conversaram em um local escuro levando seus pertences.

Os alunos, de acordo com a polícia, facilitaram a ação dos bandidos, no momento em que se afastaram das salas de aulas e foram para uma região escura e deserta da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam), foram informados de que pelo menos três celulares foram roubados pela dupla que fugiu após a ação criminosa. As vítimas registraram o Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Plantão da Polícia Civil.

Fonte: Fim da Linha



PRESIDIÁRIO É PERSEGUIDO E MORTO A TIROS EM PAU DOS FERROS-RN


Sexta, 01 de setembro de 2017



No final da tarde desta quinta-feira, 31 de agosto, aconteceu um homicídio por arma de fogo no bairro Nações Unidas, em Pau dos Ferros, no Oeste do Rio Grande do Norte.
José Florêncio da Costa, de 39 anos de idade, natural de Frutuoso Gomes, condenado a 49 anos por homicídio, furto e roubo e atualmente cumpria pena no regime semiaberto na Unidade Prisional de Pau dos Ferros.
Segundo populares que presenciaram a ocorrência, José Florêncio vinha na garupa de uma moto no sentido Assec para BR 405, quando foi interceptado por três homens fortemente armados num veículo Fiat Toro de cor preto, que já desceram do carro atirando.
José Florêncio ainda tentou correr para dentro de um posto de gasolina mas foi alcançado e executado com vários tiros nas costas e na cabeça de pistola e espingarda cal. 12.
O piloto da moto ainda foi baleado na perna, mas foi socorrido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros e não corre risco de morte.
José Florêncio passou a gozar do direito de cumprir sua pena no regime semiaberto recentemente, e segundo informações do meio policial, a vítima era a principal liderança de uma facção criminosa que comanda o tráfico de drogas no Alto Oeste Potiguar.
Segundo o delegado Inácio Rodrigues, “ainda é cedo para apontar que o homicídio tenha relação com a guerra entre facções, mas as investigações iniciaram e ao término saberemos a motivação do crime”.

Mais imagens AQUI!!!

Fonte: Passando na Hora

Orçamento de 2018 suspende concursos e contratação de aprovados

A proposta orçamentária de 2018 enviada pelo Executivo ontem ao Congresso Nacional não prevê a realização de concursos, muito menos a contratação dos aprovados nos certames que estiverem autorizados. “Para o ano que vem, nesta realidade, não teria concurso nenhum, nem os previstos”, declarou o ministro substituto do Planejamento, Esteves Colnago, ontem, durante o detalhamento do Projeto de Lei Orçamentária (Ploa), protocolado ontem na Comissão Mista do Orçamento (CMO) sob o número 20/2017.

A equipe econômica mudou os parâmetros macroeconômicos do Ploa em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, aprovada em julho pelo Congresso, mas considerou a meta fiscal antiga, que permite um rombo de até R$ 129 bilhões nas contas públicas — porque os parlamentares não aprovaram o projeto de lei que altera esse objetivo para R$ 159 bilhões de déficit neste ano e no próximo. A expectativa é que isso ocorra na votação marcada para a próxima terça-feira.

* Assis Silva via Correio Braziliense

Gasolina deverá custar R$ 4,00 a partir desta sexta em Natal com o aumento anunciado pela Petrobras

 
A Petrobras anunciou nesta quinta que elevará os preços do diesel em 0,8% e os da gasolina em 4,2% nas refinarias a partir desta sexta-feira (1).

A alta de 4,2% da gasolina é o maior reajuste concedido desde a implementação da nova política de preços pela companhia, há dois meses, e também a maior desde dezembro de 2016. A correção ocorre após a disparada nas cotações internacionais do produto por causa da tempestade Harvey nos Estados Unidos.

Na quarta-feira, a consultoria Datagro havia informado à Reuters que a gasolina comercializada pela Petrobras nas refinarias apresentava defasagem de mais de 7% ante os preços internacionais.
Com mais esse aumento este ano, o preço da gasolina em Natal deverá ultrapassar os R$ 4,00.

* BG

NO RN: Vereadores aprovam projeto para privatizar banheiros públicos em praias

* BG - A Câmara Municipal de Natal aprovou o Projeto de Lei nº 00135/2017, que autoriza a privatização do uso de banheiros públicos municipais localizados na orla marítima das praias de Ponta Negra e Praia do Meio.

O documento veio do Executivo Municipal e foi debatido desde a sessão da terça-feira (29) com os vereadores expondo seus argumentos a favor e contra o Projeto de Lei.
Parlamentares citaram em seus discursos motivos que seriam favoráveis ou não à aprovação do projeto.
O vereador Fernando Lucena (PT) se mostrou contrário ao projeto e argumentou que esta iniciativa, pois declarou que isto iria afastar algumas pessoas da praia. “É quase você proibir que o cidadão com menor poder aquisitivo possa ir à praia”, disse.
Já Nina Souza (PEN) expôs que, com aprovação deste projeto, os banheiros das praias podem ficar mais conservados para uso dos natalenses e turistas. “Isso vai trazer benefícios para a cidade e também para quem for usar os locais”, comentou.
A votação na sessão desta quinta-feira (31) teve 15 votos a favor, seis contra e uma abstenção.

Dois corpos encontrado na comunidade do Mosquito em Natal

Populares encontraram dois corpos de homens mortos no rio potengi na comunidade do mosquito. Os moradores interditaram a rua, gerando um grande engarrafamento no local. O ITEP foi acionado para fazer a remoção e identificação dos corpos. Informações atualizadas a qualquer momento.

* Assis Silva