02 julho 2017

“Se o governo Temer sobreviver até setembro, vai até o fim do mandato”

Crédito: DivulgaçãoPor ISTOÉ
O britânico Anthony Pereira estuda o Brasil desde os anos 1980, trabalhando em universidades como a americana Harvard e a britânica King’s College, onde, atualmente, dirige o centro de estudos brasileiros. Para ele, a instabilidade política gera ansiedade. Mas, se resultar em reformas, a confiança voltará. Pereira esteve em São Paulo participando do projeto Um Brasil, plataforma de conteúdo patrocinada pela FecomercioSP. Confira os principais trechos da entrevista:
Como está a imagem do Brasil no exterior?
Há muita ansiedade. Eu converso com investidores, estudantes e acadêmicos. Há dúvidas sobre instabilidade e corrupção. Mas isso tem dois lados. Ao mesmo tempo em que se descobrem os casos, você tem a estrutura da Lava Jato que está condenando as pessoas. Quando comecei a visitar o Brasil, nos anos 1980, era impensável um político receber uma sentença de 14 anos (caso do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral). Se a Lava Jato resultar em reformas, a confiança no exterior vai aumentar.

Qual será o legado da operação Lava Jato?
Não estou fugindo da pergunta, mas talvez seja cedo para julgar. Ao mesmo tempo em que a Lava Jato está revelando essas relações promíscuas entre empresas e políticos, o velho sistema e seus atores estão tentando se sustentar. São duas correntes fortes em choque. Mas é muito importante que deixe um legado positivo.

O Brasil sai fortalecido ou mais desacreditado?
Em certo sentido, há uma conquista importante, por meio dos órgãos investigadores, como Ministério Público e Polícia Federal. Mas depende muito da sociedade civil. Se ela ficar passiva e não reagir, ou não se expressar nas urnas, as más práticas podem voltar.

Há um embate entre os poderes, como consequência da Lava Jato. Isso representa um risco para a sociedade brasileira?
Há o risco de o Congresso passar leis para diminuir a autonomia do Judiciário. Um passo importante seria uma reforma do sistema partidário. Não é suficiente condenar eticamente, é preciso substituir o sistema velho por outro.

O Judiciário acabou se apropriando de espaços da política?
É interessante no Brasil o fato de que muita gente fala sobre a judicialização da política, mas, por outro lado, também falam da politização do judiciário. Às vezes eu acho que alguns atores, como juízes, agem como políticos. Agora, em geral, o trabalho desses órgãos está sendo muito importante.

O modelo de presidencialismo de coalizão está esgotado?
O atual sistema custa demais. Tem muitos partidos com menos de 1% do voto popular. Criar uma cláusula de barreira, e nem precisa ser muito radical, vai reduzir o número de partidos e baixar o custo das transações entre o poder Executivo e o Congresso e também o custo de se chegar a uma maioria.

Diante desse cenário, ainda há ideologia política no Brasil?
É um bom debate. Há quem alegue que não existe esquerda ou direita. Eu acho que, em algumas áreas, há sim. Há quem queira um Estado mais intervencionista e quem seja mais liberal. Isso é um aspecto clássico de ideologia. No mesmo sentido, tem as questões sociais, como o casamento gay e o aborto. Agora, tem uma ala conservadora que nega o direito dos partidos de esquerda existirem. Do outro lado, há quem considere a elite como ‘traidora’. Ambas as posições são ruins.

A estrutura do Estado, especialmente nas empresas estatais, precisa de uma menor presença partidária?
Eu acho que sim. Não me refiro ao controle financeiro das estatais. O presidente do Brasil é responsável por indicar a contratação de 20 mil pessoas. Isso é excepcional. O presidente americano indica quatro mil. O primeiro-ministro britânico indica muito pouco, porque o serviço público chega até ao segundo nível na hierarquia. É um bom momento para o Brasil refletir sobre isso.

Em relação ao governo Temer, apesar de sua baixa popularidade, é possível tocar as reformas?
Acho que sim. O déficit fiscal ainda é grande, apesar de estar menor. Isso gera uma janela para o presidente fazer as reformas.

O presidente tem fôlego político para chegar ao fim do mandato?
Eu acredito que tem. Com a ressalva de que, talvez, sem ser capaz de fazer todas as reformas. Ainda não sabemos o custo que ele terá para segurar a base no Congresso e rejeitar as denúncias do Rodrigo Janot. Minha aposta é que, se o governo Temer sobreviver até setembro, vai até o fim do mandato.

Brecha trava 24 pedidos de impeachment

© DIDA SAMPAIO/ESTADAO Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Enquanto se posiciona publicamente como aliado do governo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mantém sobre sua mesa 24 pedidos de impedimento do presidente Michel Temer sem decidir sobre sua admissibilidade ou arquivamento. O mais antigo deles foi protocolado há sete meses, em 28 de setembro de 2016. De 25 já feitos, Maia arquivou um.
Assim como seus antecessores, o presidente da Câmara se vale de uma brecha no regimento da Casa e na lei de impeachment para deixar as decisões em aberto. Não há prazo para que o presidente decida sobre pedidos de impeachment.
Com isso, chefes do Legislativo costumam dar ritmos diferentes às decisões, privilegiando critérios políticos e não técnicos. O caso mais notório foi o de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que só decidiu acatar o pedido contra a então presidente Dilma Rousseff após o PT se posicionar pela abertura de processo contra ele no Conselho de Ética da Câmara. A decisão se deu quase quatro meses depois da data de protocolo do pedido.
Paes de Andrade, que presidiu a Câmara entre 1989 e 1991, permaneceu por todo o biênio de seu mandato com dois pedidos de impeachment contra Fernando Collor, sem dar qualquer decisão. O que acabou sendo aceito foi autorizado pelo seu sucessor, Ibsen Pinheiro.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Lamachia, argumenta que o regimento estabelece prazo de duas a cinco sessões para situações análogas, o que deveria ser adotado em casos de pedido de impeachment. “Mesmo que haja essa brecha, o presidente tem de guardar essa similitude. O que é inadmissível é que há pedidos sem decisão há tanto tempo”, disse. A OAB é autora do pedido número 17, protocolado em 25 de maio.
Para o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), Maia deve se restringir em sua análise ao aspecto formal dos pedidos. “Ele não pode decidir sobre o mérito. Isso quem faz é o plenário.”
Autor do pedido de número 8, protocolado em 18 de maio, Molon assinou também um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira, 30, pedindo a concessão de liminar para que Maia dê andamento aos pedidos. Antes de decidir sobre o mérito, o ministro Alexandre de Moraes deu dez dias para Maia se manifestar. O Estado enviou questões por escrito a Maia, mas sua assessoria não respondeu.
 
ESTADÃO

Cosern reforça dicas de economia de energia elétrica com a volta da bandeira amarela em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) que a bandeira tarifária para o mês de julho será amarela, com acréscimo de R$ 2,00 a cada 100 (kWh). O fator que determinou para o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica. Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação é de R$ 237,71/MWh.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, divulga constantemente uma série de dicas para lhe ajudar a mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia, evitar o desperdício de energia elétrica e, claro, reduzir o valor da conta. Confira:

1 - Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e funções para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

2 - Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora
Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.

3 – Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.
4 - Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

5 - Evite usar a função stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o famoso "modo espera" que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.

6 - Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais. Dê preferência a lâmpadas LED para a cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia.

7 - Utilize a função “timer” das TVs
O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

8 - Estabilize a temperatura do ar condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado nesse calorão. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.

Jovem morre ao ter cabeça esmagada por caminhão entre Cajazeiras e Cachoeira dos Índios/PB

Um grave acidente foi registrado na tarde deste sábado (01), na BR-116, entre os Municípios de Cajazeiras e Cachoeira dos Índios, no Sertão da Paraíba.

Informações chegadas ao Portal RepórterPBé que, uma Jovem identificada como Aline Delfino da Silva, de 17 anos seguia numa moto com uma Amiga pela Rodovia, quando foram surpreendidas por um veículo de grande porte.

O caminhão ao colidir com a moto, passou por cima da cabeça da Jovem Aline, que morreu no local. A outra pessoa que estava na garupa da motocicleta foi socorrida ao Hospital Regional de Cajazeiras com escoriações pelo corpo.

Aline tinha uma Filha de apenas três anos.

Viaturas da Polícia Militar foram acionadas e estiveram presentes, adotando todos os procedimentos necessários. O Rebecão encaminhará o Corpo de Aline ao NUMOL de Patos para o exame cadavérico.

Fonte: Repórter PB

Maia já opera com cenário pós-Temer

 
A possibilidade de a Câmara dos Deputados autorizar a investigação e, consequentemente, poder afastar o presidente Michel Temer por um prazo de até 180 dias fez o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se descolar do Palácio do Planalto.
“O presidente da Câmara é presidente da Câmara, não de um governo. Não cabe ao presidente da Casa cumprir o papel de defensor de uma agenda porque essa não é uma agenda da Casa. Meu papel no caso da denúncia é ser o árbitro desse jogo. Não é ser defensor de uma posição ou de outra. Não tem como ter uma posição nem para um lado nem para outro”, disse Maia.

Fonte: Robson Pires

01 julho 2017

Juiz aceita denúncias contra os ex-deputados federais Eduardo Cunha e Henrique Alves

 
O juiz Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara Federal no Rio Grande do Norte, aceitou nesta sexta (30) a íntegra da denúncia protocolada pelo Ministério Público Federal contra os ex-deputados federais Eduardo Cunha e Henrique Alves, ambos do PMDB, envolvidos na operação Manus, deflagrada pela Polícia Federal.

Desdobramento da Lava Jato, a operação Manus -- referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, que significa "uma mão lava a outra" -- investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal, a partir de contratos operacionalizados com as construtoras OAS, Odebrecht e Carioca Engenharia.

A denúncia também traz os nomes de José Adelmário Pinheiro Filho, Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis, Carlos Frederico Queiroz Batista da Silva e Arturo Silveira Dias de Arruda Câmara, também investigados pela PF.

Alves está preso desde o dia 6 de junho na Academia de Polícia da PM, em Natal, e Cunha está preso em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

“Tem-se que há farta justa causa para a continuidade do processo e recebimento da denúncia por todos os crimes imputados aos réus, inclusive o de possível organização criminosa, ante a plausível união dos acusados para cometimento dos delitos expostos na peça inaugural”, escreveu o magistrado.

Segundo a assessoria de comunicação da Justiça Federal do RN, o juiz ressalva que a imputação de organização criminosa é contra os réus Eduardo Cunha, Henrique Alves, José Adelmário Pinheiro Filho e Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis, haja vista que sobre eles já recai referida imputação no contexto da operação Lava Jato.

Três núcleos
A acusação traz três núcleos do suposto esquema criminoso: o político, operado por Eduardo Cunha e Henrique Alves; o econômico, por José Adelmário Pinheiro Filho (Léo Pinheiro) e Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis; e o financeiro, por Carlos Frederico Queiroz Batista Silva e Arturo Dias de Arruda Câmara.

No caso do núcleo político, a peça inaugural relata que os referidos acusados, entre os anos de 2012 e 2015, teriam solicitado e aceitado propinas no valor de até R$ 11,5 milhões de forma oculta e disfarçada, por meio de supostas doações feitas ao Diretório Nacional do PMDB, legenda da qual os acusados são integrantes, “dentro e fora do período eleitoral, para, em contrapartida, de forma política e parlamentar, favorecer empreiteiras do núcleo econômico da organização criminosa, além de outras empresas não incluídas nesta ação”.

G1RN

SAFADÃO É REJEITADO POR MORADORES DE COBERTURA DE R$ 17 MI

Wesley Safadão está buscando um imóvel em São Paulo desde o fim do ano passado. Morando em Fortaleza com a família, de quem sofre com a distância por cumprir agenda, o forrozeiro planeja se mudar para a capital paulista em 2018 por causa dos negócios. Segundo a coluna Terraço.
Paulistano , da revista Veja São Paulo , o cantor ficou interessado em uma cobertura num prédio de luxo no Itaim. Prova disso é que a dúplex de 550 metros quadrados, com quatro suítes e piscina climatizada, avaliada em R$ 17 milhões, deixou o músico encantado.
Vizinhos não gostam da ideia e rejeitam músico
Ainda de acordo com a publicação, a possível mudança do músico teria causado um certo desconforto entre os moradores, que fizeram até uma reunião reprovando sua ida para o condomínio. O nome do cearense, no entanto, acabou aprovado. Apesar disso, Wesley não fechou o negócio, pois, segundo a sua assessoria de imprensa, ele estuda outras propriedades, inclusive casas em Alphaville.

Fonte: BG

SUSPEITO DE ALICIAR VÍTIMAS PARA O JOGO ‘BALEIA AZUL’ É PRESO

Está preso em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, um jovem de 19 anos suspeito de ser um dos aliciadores de vítimas para o jogo ‘Baleia Azul’, jogo internacional de desafios que levam seus participantes ao suicídio. A prisão ocorreu após a denúncia da mãe de uma das vítimas.
Jadson Cantanhede Amorim, de 19 anos, foi preso na casa dos pais no interior do Maranhão e apresentado nesta sexta-feira pela Polícia Civil do Pará. Pelo menos duas vítimas do suspeito já foram identificadas. Uma delas é uma jovem paraense, de 18 anos, que chegou a cortar as mãos e os braços durante os desafios do jogo. A polícia também já identificou uma moradora de Portugal que recebia orientações do jogo por Jardson.

Planalto comemora decisões do STF sobre Rocha Loures e Aécio

O Globo
Em meio ao terremoto provocado pelo envio da denúncia da Procuradoria-Geral da República à Câmara, o presidente Michel Temer encerrou a semana comemorando um alivio. A decisão de libertar o ex-assessor especial de Michel Temer Rodrigo Rocha Loures foi recebida com silêncio pelos principais aliados do presidente, mas houve quem comemorasse no Palácio do Planalto.
A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), reduz a pressão sobre o presidente e pode enfraquecer a narrativa do empresário Joesley Batista, dono da JBS, que gravou Temer. O que, consequentemente, fortalece o discurso de Temer, que tem prazo de até dez sessões para se defender na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Na última semana, o presidente adotou a máxima de que a melhor defesa é o ataque e subiu o tom contra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Planalto acelera repasses a deputados

O Estado de S.Paulo
O Palácio do Planalto determinou aos ministros que apressem a liberação de emendas parlamentares da base aliada e ainda prorrogou o prazo para pagamento de despesas empenhadas e não executadas de anos anteriores. A quitação se esgotava nesta sexta-feira, 30, e foi estendida até 30 de novembro. A medida foi publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União um dia depois da leitura na Câmara da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva.
O Estado apurou que o Planalto pediu celeridade no repasse de cerca de R$ 1 bilhão em emendas, que já pode ser distribuído a deputados e senadores. A decisão pode beneficiar mais de 300 parlamentares com recursos destinados a obras e projetos em suas bases eleitorais. Congressistas considerados “traidores”, que votaram contra o governo em projetos estratégicos para Temer, e da oposição podem ficar com suas emendas “na gaveta”.

Temer diz em vídeo que ‘alguns’ querem parar o país, mas ‘não conseguirão’

O presidente Michel Temer divulgou um vídeo nesta sexta-feira (30) nas redes sociais no qual afirmou, sem citar nomes, que “alguns” querem parar o país, mas “não conseguirão”.

A divulgação desse vídeo ocorre em meio à maior crise política do governo. Nesta semana, Temer foi denunciado pela Procuradoria Geral da República pelo crime de corrupção passiva, com base nas delações de executivos da JBS.
Além disso, há 21 pedidos de impeachment de Temer para serem analisados pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e partidos da base têm anunciado oposição ao Palácio do Planalto.
Na gravação divulgada nesta sexta, Temer faz um balanço da semana e comemora ações do governo e do Congresso, como a redução da meta de inflação para 2019 e 2020 e a aprovação de parecer da reforma trabalhista em uma comissão do Senado.

* BG via G1

DOIS HOMENS SÃO BALEADOS NO BAIRRO TOTÁ BARBOSA EM SÃO MIGUEL/RN

No inicio da noite desta sexta-feira 30 de junho dois homens foram baleados no Bairro Totá Barbosa, as vitimas foram socorrida para a unidade hospitalar onde receberam os primeiros atendimentos e em seguida foram transferidos para o hospital regional de Pau Dos Ferros.

as vitimas foram identificadas sendo Zé de Silvério e Puco Puco, segundo informações as vitimas não corre risco de morte, uma das vítimas vai passar por intervenção cirúrgica.

Não se sabe quem efetuou os disparos e o caso será investigado pela policia Civil de são Miguel/RN.

* São Miguel em Alta

Sátira política “Bonitinho” estreia na política do RN sob banho de chuva

Quem estreou hoje (sexta-feira, 30) nas ruas de Natal, “debaixo de chuva”, foi o boneco gigante “Bonitinho”, sátira ao governador Robinson Faria (PSD). É uma das “atrações” do Dia Nacional de Luta no Rio Grande do Norte.
O Sindicato dos Servidores da Saúde Pública Estadual (SINDSAÚDE-RN) levou "Bonitinho" para a chuva (Foto: redes sociais)
O equipamento de crítica política faz parte da mobilização nacional que chegou ao Rio Grande do Norte, contra as reformas previdenciárias e trabalhistas, além de atrasos salariais na gestão estadual.
Bonitinho, para quem não lembra, é o codinome atribuído ao governador pelo esquema de propinas da Construtora Norberto Odebrecht. Veio à tona em abril, na divulgação das delações premiadas de seus executivos (veja AQUI).
Na mobilização de hoje, coube ao Sindicato dos Servidores da Saúde Pública Estadual (SINDSAÚDE-RN) dá vida ao boneco, propondo também um “Fora, Robinson!”
Rosalba
O uso desse tipo de meio de crítica política não é novo no RN.
Quem sofreu com situação semelhante foi a hoje prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP), quanto esteve à frente do governo estadual (2011-2014).
Em 13 de agosto de 2013, a boneca Rosalba desfilou em Mossoró com tesoura à mão (Foto: arquivo)
De Natal ao interior a boneca “Rosalba” esteve em diversas movimentações contra sua administração – veja AQUI. O Sindsaúde também também foi autor da obra, pedindo sua destituição do cargo no “Fora, Rosalba!”
Atormentou sobremodo a governadora.
Rosalba e Robinson foram candidatos a governador e vice eleitos em 2010. Houve racha político de ambos no final do primeiro ano de governo, mas em 2014, ela deu apoio velado a ele em Mossoró na vitória que obteve contra o então deputado federal Henrique Alves (PMDB).
Na atualidade, Robinson e Rosalba mantêm canal aberto a entendimento às eleições do próximo ano. O rosalbismo e seu partido, o PP, fazem parte da administração Robinson Faria.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Rogério Marinho critica manifestações de sindicalistas pelo país

 
Relator do projeto de modernização das leis trabalhistas na Câmara, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) criticou os protestos realizados pelo país nesta sexta-feira (30). Para o parlamentar, as manifestações foram compostas em sua ampla maioria por “sindicalistas pelegos” que causaram transtornos a população. Durante todo o dia, foram várias as imagens de pequenos grupos impedindo o tráfego de veículos em vias movimentadas do país.

“É fato que o governo Temer é impopular, mas é fato também que os que estão nas ruas hoje são sindicalistas pelegos, militantes com sua diária no bolso. E ao invés de fazerem sua greve, fazem piquetes, queimam pneus, impedem a população de ir e vir. Não à toa a adesão é tão baixa, é um Carnapelego”, disse Rogério Marinho durante entrevista concedida à 96 FM nesta sexta.

O parlamentar ainda rebateu recente declaração da senadora Fátima Bezerra (PT), que lhe classificou como o “carrasco dos trabalhadores”. Para o deputado, “o verdadeiro carrasco do trabalhador é o PT”. Rogério citou pesquisa divulgada pelo Estadão, apontando o próprio partido da senadora como o mais identificado com a corrupção na opinião de mais de 60% dos brasileiros.

Segundo Rogério, “a corrupção e o desgoverno do PT” nos últimos 13 anos são responsáveis diretos pela crise econômica enfrentada atualmente pelo país, que levou ao desemprego de milhões de pessoas. O parlamentar acredita que a modernização das leis trabalhistas será fundamental para o Brasil retomar o seu desenvolvimento e voltar a gerar emprego e renda.

Prefeitos de várias regiões fazem passeio pelo Mossoró Cidade Junina

Os gestores atenderam a convite e foram recepcionados pela prefeita Rosalba Ciarlini no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência.
 
 Os gestores atenderam a convite e foram recepcionados pela prefeita Rosalba Ciarlini no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência - secom@prefeiturademossoro.com.br
Prefeitos de várias regiões do Rio Grande do Norte fizeram um tour pelo Mossoró Cidade Junina na noite desta quinta-feira (29). Os gestores atenderam a convite e foram recepcionados pela prefeita Rosalba Ciarlini no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência.
Após a recepção, Rosalba e os demais prefeitos assistiram a parte do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que foi interrompido em sua reta final por conta das chuvas que caíram no final da noite.
Em seguida, a comitiva fez um passeio no Pau-de-Arara Eletrônico, conhecendo o Festival de Quadrilhas Juninas na Arena Deodete Dias, a Cidadela, o Vilarejo e finalizando com os shows de Waldonys e Gabriel Diniz na Estação das Artes Elizeu Ventania.
Rosalba disse que ficou muito feliz com a participação dos colegas gestores numa “noite fantástica, com um show diferenciado que mexe com as nossas raízes”, disse, referindo-se a apresentação de Waldonys.
A prefeita acrescentou que o Mossoró Cidade Junina não é mais um evento “da nossa cidade”, mas de todo o Rio Grande do Norte. “Os prefeitos conheceram todos os nossos projetos e ficaram encantados. A presença deles aqui é a certeza que o São João mais cultural do Brasil vai crescer ainda mais”, assegurou Rosalba.
O prefeito de Assu, Gustavo Soares, cidade que realiza “o São João mais antigo do mundo”, exaltou a importância de eventos como o Mossoró Cidade Junina para os municípios. “Nesse momento de dificuldade econômica, você traz o comércio pra rua, traz turistas. A minha principal bandeira foi o desenvolvimento da minha cidade e estou vendo que Rosalba está fazendo o mesmo aqui em Mossoró. Não é só festa, é aquecer a economia. Rosalba está de parabéns. Estou agradecido e vislumbrado com tanta gente na rua.”, ressaltou.
O prefeito de Upanema, Luiz Jairo, observou que o Mossoró Cidade Junina é uma festa que já se concretizou como uma das maiores do Nordeste e afirmou que o evento é importante não só para Mossoró, mas para todos os municípios da região. “O turismo é uma das alternativas para o desenvolvimento e não só Mossoró, mas todas as cidades do seu entorno ganham com a realização de um evento desse porte. Toda a região cresce”, analisou.
Também participaram da recepção os prefeitos de Patu, Rivelino Câmara; Messias Targino, Shirley Targino; Serra do Mel, Bibiano; São Gonçalo do Amarante, Paulinho; Gustavo Soares, Assu; Ciro Bezerra, Itaú; Luiz Jairo, Upanema e Conceição Duarte, Lucrécia.
 
 
O camera 

Governo cancela reajuste do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo pagamento do benefício, informou que o Bolsa Família não será reajustado neste momento

Com a frustração de receitas e a dificuldade de cumprir a meta fiscal deste ano, o governo suspendeu o reajuste do Bolsa Família acima da inflação previsto para entrar em vigor em julho. O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo pagamento do benefício, informou que o Bolsa Família não será reajustado neste momento.

Originalmente, a ideia era dar aumento de 4,6% no benefício, acima da inflação oficial acumulada em 3,6% nos últimos 12 meses. Segundo apurou a reportagem, além da escassez de recursos, uma ala do governo considerou que a crise política “esconderia” o anúncio do aumento. A média do Bolsa Família é de R$ 182 por família.

Em maio, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, que o reajuste sairia em julho, dentro de um grande pacote de bondades do governo Temer. “Vai ter reajuste em julho acima da inflação. É uma decisão. Tem que ver quanto vai ser a inflação em 12 meses para a gente poder fixar o valor”, disse. Na época, o ministro informou que o programa contava com orçamento de R$ 30 bilhões e que a cifra já previa o dinheiro para bancar o reajuste.

A área econômica, no entanto, dissuadiu o presidente a reajustar o benefício em meio às discussões de medidas para conter os gastos e aumentar as receitas, inclusive com a possibilidade cada vez maior de aumento de impostos para cumprir a meta de déficit de R$ 139 bilhões.

ISTOÉ

Petrobras pode reajustar preço de combustíveis todos os dias a partir de segunda

Com a mudança, os reajuste vão acontecer em menor espaço de tempo e podem chegar a ser diários, dependendo das oscilações do preço do produto no mercado externo

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (30) mudanças na sua política de reajuste dos preços da gasolina e do diesel comercializados em suas refinarias em todo o país a partir desta segunda-feira (3). Com a mudança, os reajuste vão acontecer em menor espaço de tempo e podem chegar a ser diários, dependendo das oscilações do preço do produto no mercado externo.

A revisão da política de preços da estatal foi aprovada nessa quinta-feira (29), pela Diretoria Executiva e comunicada nesta sexta ao mercado pelos diretores de Finanças e Relacionamento com os Investidores, Ivan Monteiro, e de Refino e Gás Natural, Jorge Celestino

“Com as alterações, a partir de segunda-feira, a área técnica de marketing e comercialização da companhia terá delegação para realizar ajustes nos preços, a qualquer momento, inclusive diariamente, desde que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro de uma faixa determinada (-7% a +7%), respeitando a margem estabelecida pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp)”, informou a diretoria.

Funasa publica editais de MSD e MHCDC

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) publicou no dia 26 de junho, no Diário Oficial da União a Portaria nº 919 para aplicação de recursos orçamentários e financeiros para projetos dentro dos programas de Melhoria Sanitária Domiciliares (MSD) e Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas (MHCDC).

Os municípios interessados poderão pleitear financiamentos dessas ações até 12 de julho, apresentando a documentação especificada na Portaria. Entretanto, terão prioridade aqueles sujeitos as áreas mais expostas à endemias e que possuem menores indicadores sociais. Outro indicador de prioridade para seleção dos municípios será o índice de infestação pelo Aedes aegypti, constantes no levantamento do Ministério da Saúde.

Os valores das propostas serão de no mínimo R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) e no máximo R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) tanto para o programa de MSD, como para MHCDC. De acordo com a Portaria não será exigida contrapartida para os municípios selecionados.

As inscrições das propostas serão recebidas via Carta-Consulta, por meio do Sistema de Gerenciamento de Ações (SIGA), disponível no sítio eletrônico da Funasa. O proponente que não possui cadastro e senha no sistema SIGA ou que deseja atualizar os dados cadastrais deverá preencher formulário disponível no sítio eletrônico da Funasa e enviar para csu@funasa.gov.br para obtenção do acesso.

Israel Lucas de Souza
Jornalista Profissional –DRT/1004

SANCIONADA NOVA LEI QUE CRIA CÓDIGO DE PROTEÇÃO DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Agora é Lei. Usuários dos serviços públicos vão contar com um código de proteção e defesa. É o que estabelece a Lei 13.460/2017, sancionada pela Presidência da República e publicada nesta terça-feira (27/06) no Diário Oficial da União. O relator da proposta no Senado Federal foi o senador Antonio Anastasia (PSDB/MG). A nova Lei prevê avaliação anual dos serviços públicos com relação a diversos aspectos como a satisfação do usuário; qualidade do serviço prestado; cumprimento de compromissos e prazos; quantidade de manifestações de usuários; e melhorias feitas pela administração pública para aperfeiçoar o serviço. A avaliação deverá ser divulgada no site de cada órgão e entidade, com um ranking daquelas com maior incidência de reclamação dos usuários, o que deverá servir de subsídio para reorientar e ajustar os serviços prestados.

“O que queremos com isso? Melhor os serviços públicos no Brasil, uma demanda que é de toda a população. Essa nova Lei vem justamente ao encontro desse clamor. Representa, na prática, um ponto muito favorável ao usuário do serviço público, especialmente no acompanhamento, na reclamação e na melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Fico muito feliz de, como relator dessa relevante matéria, ter colaborado para sua aprovação”, afirma Anastasia.

As regras são válidas para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e também para as concessionárias e outras empresas autorizadas a prestar serviços em nome do governo por delegação.

Governador prestigia o "Mossoró Cidade Junina"

 
  O governador Robinson Faria participou de mais uma edição do Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas populares do Rio Grande do Norte. A visita à Estação das Artes, na noite desta sexta-feira, 30, antecede um dia inteiro de agenda administrativa no Município.
“Esta festa tem uma grande importância para a cultura do estado. Estou aqui para prestigiar, apoiar e me encontrar com a alegria do povo mossoroense. Amanhã, terei uma agenda bastante intensa”, assinalou Robinson, lembrando que o Governo é um parceiro da festa. “A segurança está funcionando a todo vapor”, citou, ao lado do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel André Azevedo, enquanto acompanhava o videomonitoramento realizado no caminhão do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), instalado na Estação das Artes.
Nesta semana, o Governo do Estado investiu R$ 8,3 milhões em equipamentos para o Ciosp, benefício estendido a Mossoró, onde o sistema de comunicação deixará de ser analógico e passará a ser digital.

A agenda administrativa do Governador Robinson Faria, tem continuidade em Mossoró neste sábado:

No sábado, às 10h, o chefe do Executivo Estadual será homenageado por moradores da comunidade rural Maisa. Na ocasião, ele também anunciará a reforma e ampliação da Escola Estadual Gilberto Rola. A partir das 14h30, Robinson se reunirá com lideranças comunitárias atendidas pelo programa Ronda Cidadã.

Durante a tarde, o governador ainda terá um encontro com pastores evangélicos do município, e em seguida, visitará o Centro Terapêutico Nova Vida. A agenda será finalizada, a partir das 18h, com a participação de Robinson Faria no “Boca da Noite”, no encerramento do Mossoró Cidade Junina.

Justiça do RN manda prender deputado Dison Lisboa para cumprimento de pena

A juíza Ana Karina de Carvalho Costa Carlos da Silva, da comarca de Goianinha, publicou decisão determinando o imediato cumprimento de pena do deputado estadual Dison Lisboa. Ele tem condenação de cinco anos e oito meses de reclusão por apropriação de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, quando era prefeito de Goianinha.

O pedido de cumprimento imediato da pena tinha sido feito pelo Ministério Público Estadual, no início desta semana. Dison foi condenado em 2013 e havia recorrido em liberdade.

De acordo com o MPRN, ele tentou sem sucesso a redução da pena e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o envio dos autos ao Tribunal de origem para providências quanto ao início da execução. Contra a decisão do STJ, o deputado impetrou habeas corpus perante o Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo liminar para suspensão dos efeitos da decisão, o que foi indeferido.

Por isso, o órgão ministerial solicitou que o juízo da comarca de Goianinha determinasse o imediato cumprimento da pena. A decisão da juíza Ana Karina de Carvalho Costa Carlos da Silva foi publicada nesta sexta-feira (30).

"Cumpra-se a determinação contida na parte final do acórdão proferido pelo TJRN, comunicando-se a decisão ao Ministério Público Eleitoral e ao Órgão da Justiça Eleitoral competente, enviando, ainda, a cópia do acórdão condenatório à Procuradoria Regional Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte para as providências cabíveis", escreveu a magistrada.

Pela condenação, o deputado Dison Lisoba deve iniciar o cumprimento da pena em regime semiaberto. A Justiça determinou ainda a publicação do mandado de prisão contra ele.

G-1

RN: “Em Natal, boneco Bonitinho foi a sensação da paralisação dos servidores públicos estaduais”


Durante o protesto que ocorreu nessa sexta-feira (30) em Natal, que contou com a grande participação dos servidores públicos estaduais, teve direito ao boneco “Bonitinho” que faz alusão ao governo Robinson Faria. O bonitinho carregava a mensagem “Fora Robinson” e foi criado pelo Sindicato dos Servidores da Saúde Publica Estadual (SINDSAÚDE-RN).

‘Bonitinho’ era o codinome do governador Robinson Faria na planilha da Odebrecht, segundo executivos da empreiteira disseram em acordo de delação premiada, divulgado pela imprensa nacional em 11 de abril.

Segundo o Ministério Público, a Odebrecht desejava fazer PPP’s (Parcerias Público-Privadas) de saneamento básico no Estado e, por isso, repassou R$ 350 mil ao governador Robinson Faria e R$ 100 mil ao deputado federal Fábio Faria (PSD) na campanha de 2010 “para eventual favorecimento em projetos relacionados a saneamento básico”.

Blog Ivanildo Souza

PM PRENDE ACUSADOS DE ARROMBAREM AGÊNCIA DOS CORREIOS NA CIDADE DE POÇO BRANCO/RN

190/RN
A Polícia Militar registrou na madrugada desse Sábado (01/07) mais um arrombamento a agência dos correios no interior do Rio Grande do Norte.
Os PM's receberam informações que vários elementos com armas de grosso calibre estavam na entrada da cidade de Poço Branco e estariam espalhando grampos na pista.
Foi solicitado reforço e durante as diligências foram presos três suspeitos, além da apreensão de duas armas de fogo e um colete balístico pertencente a Polícia Militar.
Os presos foram identificados como; CLEYTSON PAULINO TEIXEIRA, 33 ANOS VULGO "NEGO", ADRIANO FIDÉLIS DA SILVA, 34 ANOS VULGO "MUDO DE ANTENOR" E ROMÁRIO BARBOSA DA CRUZ DE 23 ANOS.
Todos foram encaminhados para delegacia da Polícia Civil onde ficaram a disposição da Justiça.