29 abril 2017

Sindicalistas vão usar 1º de Maio para convocar atos em Brasília contra reforma da Previdência

 
Pressão permanente As centrais sindicais que organizaram a greve geral desta sexta (28) vão usar o 1º de Maio, Dia do Trabalho, para convocar seus filiados a “ocupar Brasília” no dia da votação da reforma da Previdência. As entidades vão fazer o chamado para novas manifestações em um comunicado conjunto. O documento também terá ordens para que dirigentes estaduais organizem atos para pressionar os senadores a mudar o texto que cria novas regras trabalhistas, aprovado esta semana na Câmara.

Ministros ironizaram os atos, dizendo que não houve paralisação, mas protestos promovidos por sindicatos que, com a adesão das categorias que fazem o transporte público, conseguiram dar um ar de feriado prolongado às grandes cidades.

Os atos de vandalismo no Rio e em São Paulo, por exemplo, foram destacados por auxiliares de Michel Temer. Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) disse que as centrais recorreram “a práticas violentas, reproduzindo aqui cenas que vemos na Venezuela”.

Embora o prefeito João Doria tenha proibido a CUT de fazer seu 1º de Maio na Paulista, o coordenador de operações da PM ligou para a central e afirmou que vai cumprir o acertado em reunião anterior e fazer a segurança dos sindicalistas.

Salão azul O texto da reforma trabalhista, um dos alvos da greve geral, chegou ao Senado nesta sexta-feira (28). O presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que recebeu alta médica no fim da tarde desta sexta, vai decidir no início da próxima semana por quais comissões a proposta deve passar.

Movimentos de esquerda decidiram manter a programação e fazer protestos em Curitiba no dia 3 de maio mesmo após o juiz Sergio Moro ter adiado o depoimento de Lula para o dia 10.

A mobilização do governo para cortar cargos de deputados que votaram contra a reforma trabalhista provocou uma romaria ao gabinete do secretário de Governo, Antonio Imbassahy, desde a quinta (27).

GREVE GERAL DE 28 DE ABRIL JÁ ESTÁ NA HISTÓRIA, MAS PROMETE DESDOBRAMENTOS

A maior cidade da América do Sul amanheceu fria e diferente nesta sexta-feira, 28 de abril. Mas não foi só a capital paulista, onde linhas do metrô, ônibus e trens não circularam, estradas foram bloqueadas e avenidas trancadas.
Por todo o Brasil, a união para muitos inédita do sindicalismo brasileiro e dos movimentos sociais, Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo, junto a setores significativos da Igreja Católica e outros segmentos, conseguiu produzir um movimento de que não se tem notícia, pelo menos não desde 1917, quando ocorreu a primeira greve geral do país.
Conforme avaliação preliminar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), uma movimentação de dimensão nunca vista tomou todo o território nacional, com centenas de categorias que cruzaram os braços nos 26 estados e no Distrito Federal, dispostas a barrar as reformas previdenciária, trabalhista e a terceirização. Foram realizadas marchas, piquetes, bloqueios de rodovias e atos culturais, alguns dos quais valendo-se da criatividade e do bom humor brasileiros, que o povo não abandona nem mesmo nas horas mais difíceis como a atual.

Acidente com vítima Fatal no Alto do Balanço em Antonio Martins

Moradores e Amigos do alto dá ema confirmam que o corpo dá vítima do acidente agora a pouco é do Amigo ivanilson, (mais conhecido como popilha de Chico Pinheiro ) aqui do sítio Ramada vizinho nosso do bairro alto dá Ema
Lamentável, não se sabe direito como tudo aconteceu e que ele teria caído de moto próximo a ponte do Alto do Balanço onde o corpo ainda se encontra no local, segundo as últimas informações dos moradores e Amigos da vítima.

Fonte: Blog do Irmão Zizi

CONTAS DE LUZ CONTINUAM COM BANDEIRA VERMELHA EM MAIO

As contas de luz vão continuar com a bandeira vermelha no mês de maio. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 28, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a bandeira vermelha em seu primeiro patamar, serão adicionados R$ 3,00 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pelo órgão regulador, que avalia a situação dos reservatórios em todo o País para tomar uma decisão.

HELICÓPTERO FAZ POUSO EM CAJAZEIRAS E TRANSFERE BEBÊ EM ESTADO GRAVE PARA HOSPITAL NO CEARÁ

Um caso inusitado ocorreu no Hospital Universitário Júlio Bandeira em Cajazeiras e emocionou toda a equipe plantonista. Uma criança precisou ser transferida em um helicóptero para outra unidade de saúde no Ceará.
A criança de dois meses apresentava estado de saúde grave, que necessitou muito empenho da equipe médica e da equipe de enfermagem para estabilizar e salvar a vida dela. O paciente foi transferido para o Hospital e Maternidade São Vicente de Paula da cidade de Barbalha, do estado do Ceará em uma aeronave própria para esse tipo de transporte.
O pequeno foi internado na pediatria há dois dias e na manhã desta quinta-feira (26), o estado de saúde dele se agravou, fazendo com necessitasse de uma UTI. Enquanto médicos e enfermeiros estabilizavam a criança, várias solicitações de vagas em UTI pediátrica foram realizadas nos hospitais do nosso estado para que pudessem transferi-la, porém sem sucesso. A vaga só foi conseguida na cidade de Barbalha.
Como havia a necessidade da transferência urgente do menino por transporte aéreo, a equipe do HUJB solicitou através da Central de Regulação de Urgência e Emergência do Ceará, uma aeronave própria para transportes de pacientes em estado gravíssimo. E por volta da 22:30h, o menor foi transferido com a equipe de suporte avançado da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) do Ceará.
Essa ação do emocionou profissionais do HUJB e CIOPAER e foi indispensável para salvar a vida da criança que permanece internada em estado grave na UTI de Barbalha.
DIÁRIO DO SERTÃO
 
http://www.v1rn.com.br

MEC PRORROGA ATÉ 31 DE MAIO PRAZO PARA RENOVAÇÃO DE CONTRATOS DO FIES

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 31 de maio o prazo de renovação dos contratos junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017. A mudança foi publicada em portaria do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (28).
Segundo a pasta, o aditamento teve início em 16 de janeiro, logo após as instituições de ensino superior privadas inserirem os dados cadastrais do aluno no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). O MEC diz que a expectativa é renovar cerca de 1,3 milhão de contratos.
 
http://www.v1rn.com.br/

28 abril 2017

Eita! PF cumpre mandato da Lava Jato hoje no RN

 A operação de hoje é um desdobramento da delação de Sérgio Machado. A PF cumpre mandados em Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e no Distrito Federal.

Vejam o que diz a PGR:
“O objetivo das buscas e apreensões autorizadas pelo ministro Edson Fachin é coletar provas de crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa, entre outros, em investigações relacionadas a desvio de recursos na Transpetro.

A partir de informações do acordo de colaboração de Sergio Machado, os mandados visam a coletar documentos, equipamentos, mídias e arquivos eletrônicos, aparelhos de telefone, valores e objetos em endereços residenciais e comerciais.”
 
Fonte:Robson Pires

MARTINS-RN: OPOSIÇÃO ELEGE MESA DIRETORA DO LEGISLATIVO PARA O BIÊNIO 2019/2020


Eleição realizada quarta feira 26 de abril de 2017
De acordo com o requerimento apresentado pela mesa diretora e aprovado por 8 votos a favor e 1 contra na sessão de quarta feira 19-04, transmitida ao vivo pela Liberdade FM 104,9, antecipando a eleição da mesa diretora do segundo biênio para a sessão ordinária de quarta feira dia 26, o atual presidente lançou a chapa da atual mesa, composta por: Clemente Gurgel de Amorim Presidente, Ercílio Lopes de Lisboa 1º Vice Presidente. Antonio Erasmo de Miranda 1º Secretario, onde mesma ocasião o vereador Francisco Avelino de Carvalho, "Cabecinha" PHS, lançou sua candidatura e falou que a oposição teria chapa da para ganhar ou perder e solicitou que constasse em ata.

Requerimento apresentado pela mesa diretora para antecipação da mesa aprovado pelo plenário.

Só que a chapa lançada pelo Vereador Clemente Gurgel de Amorim Neto, perdeu dois vereadores sendo eles, Erasmo o 1º secretario e Ercílio 1º vice presidente. Ao tomar conhecimento da baixa da sua chapa, o presidente até então candidato a reeleição perdeu forças e o tempo não foi um bom companheiro dessa vez para o grupo da prefeita.

Lembrando que o atual presidente tentou a todo custo recuperar o prejuízo tentado reconquistar e convencer os vereadores a voltarem a compor sua chapa, mas não conseguindo exito, seu grupo de apoio caiu em campo para tentar reverter a situação de compor sua chapa e não conseguiu nem mesmo dentro no seu próprio grupo politico.

Então muito bem assessorado, inclusive com advogado presente na reunião e anunciado pelo presidente do legislativo, que passou a argumentar que as chapas não teria validades pois a dele foi desfeita com a saída dos dois vereadores e não teve como apresentar, e foi nesse momento que o vereador cabecinha descobriu que a unica chapa existente e legalmente apresentada foi a da oposição, pois deu entrada na secretaria da casa, sendo assim uma única chapa concorrente a mesa, oficializada pela Secretaria da Câmara municipal, que foi lida em plenário com a presença de 7 vereadores de um colegiado de 09, faltando assim 02, sendo Uilame Junior e a vereadora Xinó

Ausência dos dois vereadores na visão do presidente não dava presença absoluta, pretexto alegando, e que na visão do mesmo quem manda é o presidente e não iria realizar a eleição que foi convocada para a presente sessão.

Sem respeitar os presentes, ignorou o pedido dos vereadores de submeter a decisão aos membros da mesa diretora ou ao Plenário, que é soberano. lembrando que em um ato ditatorial o presidente Clemente Gurgel disse em alto e bom som, que a eleição da mesa só seria feita se passassem por cima do presidente e do regimento, porque quem manda e ele que é presidente, e no meio da discussão democrática que foi avisado por pelos vereadores Bibiu e cabecinha que se o presidente não quisesse participar da eleição para a escolha da mesa, poderia se prevalecer da decisão de se ausentar, apresentar sua chapa, votar ou se abster de vota, ou ainda passar os trabalhos para serem conduzidos pelo vice presidente, o vereador Ercílio, mas no intuito de não permitir a realização da eleição, sem que ninguém esperasse, o presidente surpreendeu e deu por encerrada a sessão, ignorando os apelos da mesa diretora e o plenário, desligando o som, trancando a presidência e outras dependências e dando ordens para os funcionários não fornecer nada aos edis presentes na casa, se ausentando imediatamente do plenário e consequente mente das dependências da Câmara na mais clara certeza que impenderia a realização da eleição, mas na ausência do presidente Clemente Gurgel com autorização da mesa e do plenário o vice presidente Ercílio assumiu imediatamente os trabalhos e em consonância com o Regimento Interno colocou em votação a unica chapa registrada na secretaria de casa, que convidou o vereador mais idoso para presidir os trabalhos da eleição, no caso o vereador Bibiu, que depois da realização da eleição, apurados os votos, 5 votos SIM na chapa registrada, declarou eleita a chapa para biênio 2019/2020.
Chapa Registrada, votada e eleita para conduzir o poder Legislativo martinense que será empossada em 1 de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020, 2º biênio

Com a saída do presidente as Clemente Gurgel e as ordens determinadas aos aos funcionários da Câmara as dependências da casa ficaram assim
secretarias e gabinetes fechados
Fonte e Fotos:Martins em Pauta

Manifestações deixam Rio de Janeiro em estado de atenção

O Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção, às 6h50 desta sexta-feira (28), devido aos bloqueios no tráfego da cidade e aos impactos nos transportes. No início da manhã, havia redução no número de ônibus que circulam pelo Centro do Rio, mas na Zona Oeste, especialmente na Rodoviária de Campo Grande, eles circulavam normalmente. O número de passageiros, no entanto, era menor que o habitual.

Uma manifestação no ramal do BRT Transoeste em Guaratiba, por volta das 6h30 desta sexta (28), causava transtorno na região. De acordo com o BRT, pelo menos 11 ônibus foram depredados perto de Vaz Lobo, no Subúrbio do Rio e Vicente de Carvalho, na Zona Norte, deixado a circulação de veículos com intervalos irregulares. A circulação dos ônibus no corredor Transoeste chegou a ser interrompida na estação do Mato Alto por conta de uma manifestação na Av Dom João VI, na Embrapa, mas por volta das 7h os ônibus voltaram a circular.

Eleição na câmara de São João pode terminar na justiça

O presidente da Câmara Municipal de São João do Sabugi, vereador Rutênio Humberto (PSDB), que ficou conhecido como vereador Coxinha, após publicar no Diário Oficial a dispensa de licitação para a compra de R$ 5,6 mil em salgados, fez uma manobra que pegou mal.

Tentando se reeleger para o biênio 2019-2020, o vereador convocou a eleição para esta quinta-feira (27). Depois que percebeu a falta de votos o suficiente para sua reeleição, ele cancelou finalizou a sessão sem realizar o pleito. O ato duvidoso deverá provocar questionamento judicial.

Após a sessão que não houve, o presidente fartou os presentes com um grande banquete de salgados.
 
Fonte:Robson Pires

Funcionários da Petrobras também aderem à greve geral

 
Os trabalhadores da Petrobras participam da greve geral desta sexta-feira, com “ampla adesão” dos funcionários de refinarias, plataformas de petróleo, termelétrica e terminais, de acordo com nota desta manhã publicada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

“A greve dos petroleiros começou no final da noite… com os ônibus fretados pela Petrobras e Transpetro (subsidiária de transporte) chegando vazios às refinarias e aos terminais. Não está havendo troca de turnos nas unidades”, afirmou a FUP.

Revista Exame

PT, PSDB e PMDB terão que devolver R$ 10,3 milhões, decide TSE

Os três maiores partidos do país – PT, PSDB e PMDB – terão que devolver aos cofres públicos cerca de R$ 10,3 milhões por supostas irregularidades em despesas realizadas em 2011, decidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na sessão desta quinta, o PT teve suas contas de 2011 desaprovadas: terá de devolver R$ 5,6 milhões e ainda ficará sem receber R$ 7,8 milhões do Fundo Partidário.

O PSDB também teve suas contas de 2011 desaprovadas, terá de devolver R$ 3,9 milhões e deixará de receber R$ 6,6 milhões do Fundo Partidário.

Já o PMDB teve as contas de 2011 aprovadas com ressalvas, e terá de devolver cerca de R$ 762 mil aos cofres públicas, sem suspensão de novos recebimentos do Fundo Partidário.

Ao analisarem as contas, os ministros do TSE verificaram diversos problemas na prestação de contas anual de 2011, referente à aplicação de dinheiro público transferido via Fundo Partidário naquele ano. A análise não leva em conta despesas com campanha nem receitas obtidas de doações privadas.

Em todas as decisões, os partidos terão que devolver os valores com recursos próprios.

PT
No caso do PT, a Corte julgou que o partido gastou parte dos recursos com serviços não autorizados pela lei, como pagamento de empréstimos junto ao Banco Rural e ao BMG – negócios considerados simulados no julgamento do mensalão.

Além disso, o partido teria transferido recursos para diretórios regionais impedidos de receber a verba e pagado servidoras públicas por serviços não comprovados.

No processo, a defesa do partido argumentou que essas despesas não eram consideradas irregulares à época.

PSDB
As contas do PSDB, por sua vez, foram desaprovadas de forma monocrática no último dia 11, pelo ministro Henrique Neves, que já deixou a Corte.

Ele considerou irregulares, por exemplo, despesas com passagens aéreas sem comprovantes dos bilhetes emitidos, despesas com diretórios estaduais sem vinculação com atividade partidária, não comprovação de gastos com hospedagem.

Em sua defesa, o partido apresentou diversos documentos que comprovariam a regularidade das despesas.

PMDB
O PMDB teve as contas aprovadas com ressalvas pelo fato de que as irregularidades somaram valor menor que 10% do que foi recebido em 2011.

Mesmo assim, foi punido por fretar aviões para viagens sem relação com a atividade partidária, não comprovar gastos com passagens aéreas e contratação de advogado para defender um filiado preso.

A defesa do partido disse que vai recorrer, sob o argumento de que as despesas não eram consideradas irregulares à época.

G1

86° Homicídio em Mossoró 2017: Popular é baleado no Aeroporto e morre a caminho do Hospital

Início da manhã desta sexta feira 28 de abril de 2017, a cidade de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo.

O crime aconteceu na Rua Felipe Camarão nas proximidades do posto de combustíveis Ipiranga no bairro Aeroporto.

Um homem identificado como Carlos Antônio Nogueira, de aproximadamente 40 anos de idade,morador do bairro Belo Horizonte foi alvejado em via pública com vários tiros e morreu quando era socorrido pelo Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

Informações de populares, dão conta que a vítima trafegava em uma bicicleta quando foi abordada por dois homens ocupando uma moto CB 300 de cor dourada. O garupa sacou uma arma e efetuou os disparos e após o crime fugiram.

Segundo informações da Polícia Militar, Carlos Antônio era acusado de um homicídio praticado no ano de 1982 em Mossoró, mas não há confirmação de a morte dele está relacionada com o homicídio do passado. O corpo será removido do HRTM para a sede do ITEP onde passará por exames de necropsia.

A investigação do crime ficará sob a responsabilidade da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.

Carlos Antônio Nogueira foi 86ª vítima da violência letal intencional em Mossoró neste ano de 2017.

Fonte: Fim da Linha

Manifestantes queimam pneus e impedem passagem de veículos na BR-101 em Natal/RN.

Muito embora exista a Tutela Antecipada emitida pela 1ª Vara do Trabalho de Natal, que impede manifestantes de fecharem rodovias federais e estudais durante protestos realizados no Rio Grande do Norte, alguns dos populares que estão em desacordo pela reforma trabalhista e previdenciária não se intimidaram e bloquearam a BR-101 nesta manhã.

Uma grande nuvem de fumaça está se formando no local e tem dificultado a visualização por completo. A PRF ainda não interviu no local.

Saiba o que os sindicatos querem com a “Greve Geral”.

Centrais sindicais e movimentos sociais convocaram para hoje uma greve geral. Você sabe o que eles reivindicam?

A paralisação é contra a reforma da Previdência e as mudanças nas leis trabalhistas propostas pelo governo de Michel Temer, segundo a Força Sindical e a CUT (Central Única dos Trabalhadores), que estão entre os organizadores da greve.

Procurada, a Secretaria de comunicação da Presidência não quis se manifestar sobre a greve geral.

‘A cidade vai parar’
A Força Sindical critica a idade mínima para se aposentar e as regras de transição propostas na reforma da Previdência. Segundo o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, a central defende que homens possam se aposentar aos 60 anos de idade e mulheres, aos 58.

Pela proposta do governo, a aposentadoria só seria permitida aos 65 anos para homens e mulheres. O parecer do relator da reforma na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), sugere manter 65 anos para homens, mas fixar em 62 anos a idade mínima para a mulher.

Sobre a reforma trabalhista, Gonçalves diz que a central é contra o fim da contribuição sindical, imposto pago pelos trabalhadores que equivale a um dia de trabalho por ano. Também é contrária à possibilidade de eleger um representante dos trabalhadores que não seja do sindicato para negociar acordos com os patrões.

‘Reforma é para melhorar’
A CUT (Central Única dos Trabalhadores) afirma que vai às ruas pela retirada das duas reformas e da lei da terceirização.

“Não há negociação. Na nossa visão, isso não é reforma. Reforma é para melhorar”. João Cayres, diretor da CUT Nacional e secretário-geral da CUT-SP.

Cayre afirmou que, em relação à Previdência, as regras já haviam mudado no governo de Dilma Rousseff. “Para nós, a questão já estava resolvida com a fórmula 85/95”, disse.

Segundo essa fórmula, o trabalhador consegue se aposentar quando a soma de sua idade com o tempo de contribuição atinge 95 pontos, no caso dos homens, e 85 pontos, para mulheres. Pelas novas regras propostas pelo governo, essa fórmula deixaria de ser aplicada.

Mudanças trabalhistas já foram aprovadas
A reforma da Previdência ainda está em debate na comissão especial da Câmara dos Deputados. Já as mudanças nas leis trabalhistas avançaram: o plenário da Câmara aprovou a proposta na madrugada de quinta-feira (27) e agora o texto segue para o Senado.

O projeto de lei que libera a terceirização em qualquer atividade das empresas já foi sancionado pelo presidente Michel Temer. Até então, não existia legislação específica sobre o assunto. O entendimento da Justiça era que apenas alguns tipos de atividades, que não fossem ligadas à função principal da empresa, poderiam ser terceirizadas.

Paralisações de 15 de março
A greve geral desta sexta-feira não é a primeira manifestação neste ano contra as reformas do governo Temer. Em 15 de março, movimentos sindicais haviam organizado um dia de protestos e paralisações em várias partes do país. Foram registrados atos em ao menos 19 Estados e no Distrito Federal.

Fafá Rosado pode ser opção à Câmara Federal em 2018

O nome da ex-prefeita mossoroense Fafá Rosado (PMDB) tem sido comentado como opção à Câmara Federal em 2018.

Ela integra o grupo do ex-candidato a prefeito Tião Couto (PSDB).

O assunto não ganhou corpo, até porque tudo é ainda muito vago nas articulações e arrumações à campanha do próximo ano. O PSDB de Tião pode materializar costura para chapas majoritárias e proporcionais em faixas próprias no próximo ano.

Em 2014, Fafá foi candidata – sem êxito – à Câmara Federal. Ficou à sombra da candidatura ao governo estadual do então deputado federal Henrique Alves (PMDB).

Ao não se viabilizar a vice de Rosalba Ciarlini (PP) à Prefeitura de Mossoró, ano passado, desembarcou no palanque de Tião. Com ele ainda continua.

Por Carlos Santos

Advogado é baleado durante manifestação na BR 406

Um advogado que terá a identidade preservada foi baleado na manhã desta sexta-feira (28), durante uma manifestação sindical, na BR 406, na cidade de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. De acordo com a polícia o suspeito atirou após ter o carro apedrejado por um desconhecido.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal os o advogado não participava da manifestação quando foi atingido por dois tiros que acertaram a perna e o braço. Um socorrista realizou os primeiros atendimentos até a chegada de uma ambulância que encaminhou a vítima até o pronto socorro Clóvis Sarinho. O atirador não foi identificado e teria efetuado os disparos após ter o carro apedrejado por manifestantes.

* Portal BO

MEC DIVULGA REGRAS DO ENADE 2017; VEJA OS CURSOS AVALIADOS

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 será aplicado no dia 26 de novembro. Portaria com o regulamento do exame foi publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União.
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.
O exame é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país. Caso tenham avaliações consideradas insuficientes, as instituições de ensino sofrem penalidades e podem ser fechadas. Os estudantes são obrigados a fazer o exame para receber o diploma, mas não há desempenho mínimo obrigatório.
Devem fazer o exame tanto os estudantes ingressantes nos cursos avaliados quanto os estudantes que estejam próximos à conclusão do curso. As inscrições ficam a cargo dos dirigentes das instituições.
Áreas avaliadas
Neste ano, serão avaliados os cursos de arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia; e, sistema de informação.
Serão avaliadas ainda as licenciaturas nas áreas de artes visuais; educação física; letras - português e espanhol; letras - português e inglês; letras - inglês; música; e pedagogia. As licenciaturas e bacharelados em ciência da computação; ciências biológicas; ciências sociais; filosofia; física; geografia; história; letras - português; matemática; e química.
Também farão parte do Enade deste ano, os tecnólogos nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas; gestão da produção industrial; redes de computadores; e, gestão da tecnologia da informação.
 
Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

GREVE GERAL DEVE TER MAIS DE 80 ATOS EM TODO O BRASIL NESTA SEXTA-FEIRA (28)

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) emitiu um comunicado na tarde desta quinta-feira (27) com uma lista de 88 atos programados em todo o País.

A greve geral, convocada para esta sexta-feira (28), é uma crítica à reforma da previdência, que será votada no dia 2 de maio por uma comissão especial, e à reforma trabalhista, aprovada nesta quarta-feira (26) na Câmara dos Deputados.

No Distrito Federal, 21 manifestações foram convocadas pelo menos 24 categorias, entre elas jornalistas e radialistas. No Paraná, pelo menos 22 categorias, entre elas marmoreiros, vigilantes e bancários, anunciaram a paralisação e 15 locais, na capital e no interior, terão concentração de pessoas.

No Estado do Pernambuco a Polícia Civil, os enfermeiros, trabalhadores portuários e mais 45 categorias não vão trabalhar nesta sexta-feira (28). 16 municípios estão confirmados e no Recife a concentração dos manifestantes está marcada às 14h na Praça do Derby. No Estado de São Paulo serão pelo menos 16 atos com a adesão de mais de 90 categorias.

A última greve geral como a de hoje foi em junho de 1996, quando as forças sindicais protestaram pela manutenção dos direitos dos trabalhadores e contra as políticas econômicas do então presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC).

No total, desde a redemocratização, as centrais sindicais fizeram cinco grandes convocações com a proposta de paralisar o Brasil. A maior foi em 1989, quando 35 milhões de trabalhadores teriam cruzado os braços pelo país.

Zenaide Maia vota contra Reforma Trabalhista e participa de reunião com vereadores do RN em Brasília

Uma quarta-feira de muito trabalho para a deputada federal Zenaide Maia. Primeiro participando da XV Marcha dos Vereadores, onde à tarde, esteve presente na reunião de bancada, com vereadores do estado do Rio Grande do Norte. Entre os assuntos: A cobrança para conclusão da transposição das águas do Rio São Francisco, investimentos para as cidades, além das reformas trabalhista e da previdência.

“É de uma importância fundamental mostrar a preocupação dos vereadores e, principalmente, em relação das reformas da previdência e trabalhista”, disse Zenaide Maia.

Também nessa quarta-feira, Zenaide Maia votou contra, depois de mais de 14 horas de sessão no plenário da Câmara dos Deputados, a aprovação da reforma trabalhista, uma das prioridades legislativas do governo de Michel Temer. “Eu votei NÂO a Reforma Trabalhista, eu não voto contra o trabalhador. Trabalhador é solução e não problema”, declarou Zenaide Maia.

Sérgio Cabral diz que pagou itens de luxo com dinheiro de caixa 2, mas nega que dinheiro seja propina

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral disse em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, nesta quinta-feira (27), que os itens de luxo comprados por ele e pela mulher, Adriana Ancelmo, foram pagos com recursos próprios e que, em determinados casos, esse dinheiro era proveniente de caixa 2. De acordo com o governador, o dinheiro era de sobras de campanhas eleitorais, que ele usava para fins pessoais.

Cabral, Adriana e outras três pessoas respondem a um processo em que em que o Ministério Público Federal acusa o ex-governador de receber dinheiro da construtora Andrade Gutierrez, para ajudar a empreiteira a conseguir licenças estaduais para realizar obras da construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que pertence à Petrobras.

No depoimento desta quarta-feira, Cabral foi orientado pela defesa a responder apenas às questões feitas pelos próprios advogados. A resposta sobre a origem do dinheiro para pagar os artigos de luxo veio em uma dessas perguntas, quando ele foi questionado sobre quem fazia as compras, se era ele ou a mulher.

Embora tenha reconhecido o uso de caixa 2, Cabral nega que esse dinheiro tenha sido pago pela Andrade Gutierrez.

"As compras eram feitas por mim, com recursos meus e sob minha responsabilidade. Havia alguns produtos que ela poderia escolher o produto. Alguma coisa para a casa, algum vestido que eu havia comprado para ela. Agora, são recursos meus. Recursos próprios meus e recursos... Eu vejo aqui, doutor Moro, que vossa Excelência tem ouvido aqui muitas observações a respeito de caixa 2, de sobra de campanha. Isso é fato. Isso aí é um fato real na vida nacional e eu reconheço esse erro. São recursos próprios e recursos de sobras de campanha, de caixa 2. Foi com esses recursos, nada a ver com a minha mulher e muito menos com essa questão dessa acusação de Comperj", disse.

Lava-Jato arruinou muitas ambições políticas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o melhor exemplo de como a classe política ficou desgastada desde que a Operação Lava-Jato foi às ruas, há pouco mais de três anos.
Com poucas variações, o enredo adotado pelos políticos começa com uma declaração de confiança na Justiça, evolui para um ataque à suposta repressão policial fora dos limites, passa por manobras legislativas e políticas para uma “operação abafa” e termina com uma delação e provas que os desmascaram. Por vezes, com desmoralização pública, como vem acontecendo com as divulgações dos vídeos dos delatores da Odebrecht.
Lula passou por todos esses estágios. E, na semana passada, após o depoimento “espontâneo” (já que não fez acordo de delação) do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, viu sua situação se agravar ao assistir um ex-aliado dizer que ouviu pedido do petista para “destruir” provas. Lula nega e diz que ele só fez isso porque está em busca de um acordo com o Ministério Público.

Fonte: Robson Pires

Centrais sindicais convocam paralisações e manifestações contra reformas nesta sexta

Os protestos contra as reformas trabalhista e previdenciária acontecerão nas capitais e em cidades do interior.

Estão previstas paralisações em serviços como transporte público e aeroportos.

Professores da redes pública e particular de todo país vão aderir à paralisação.

Criador do jogo da baleia azul é preso

A divulgação recente sobre casos de suicídio motivados por um jogo tem alarmado pais e mães de adolescentes que se envolveram na ‘brincadeira’ que pode levar a morte. A mídia tem feito um trabalho excepcional de tentar divulgar sobre os perigos oferecidos para quem se envolve no game.
O que muitas pessoas não sabem é que o criador e proliferador da ideia já está preso. Ao que parece o jogo teria sido criado na Rússia, por um jovem, que se aproveita dos momentos de vulnerabilidade das pessoas para incentivá-las ao suicídio. Segundo informações descobertas recentemente, o homem já teria sido identificado por outros crimes online, e estaria preso desde 2015.
A ideia de criar um jogo composto por cinquenta passos a serem cumpridos teria sido inventado por ele para poder aliciar sobretudo adolescentes que estivessem passando por um momento crítico. Conheça o homem responsável pela criação do jogo macabro:O russo Philip Budeikin, de 21 anos, foi detido pela polícia.

PT tem contas desaprovadas pelo TSE; partido terá perdas de R$ 13,491 milhões

Foto: TSE
O Partido dos Trabalhadores teve suas contas de 2011 desaprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por decisão unânime, o partido terá que devolver R$ 13,491 milhões aos cofres públicos e terá a suspensão de repasses do Fundo Partidário. A ministra Rosa Weber, relatora das contas do PT no TSE, afirmou que dos R$ 51 milhões repassados ao partido na época, houve irregularidades em 16,55% dos valores. O partido terá que devolver, dessa forma R$ 6,379 milhões. Dentre as irregularidades estão R$ 1,878 milhão do pagamento de um empréstimo, foi apontado ainda fraude em um empréstimo no valor de R$ 1,824 milhão, contraído junto ao BMG.

Renato Duque entrega a Moro pedido para fazer delação premiada

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, entregou à 4ª Vara Federal do Paraná, a do juiz Sergio Moro, um pedido para fazer acordo de delação premiada. No documento, protocolado nesta quinta-feira (27), ele pede para ser interrogado novamente no processo em que é acusado de receber propina quando estava na estatal e manifestou vontade de colaborar com as investigações. “O ora acusado de forma espontâneo e sem quaisquer reservas mentais, pretende exercer o direito de colaborar com a Justiça nos termos do artigo 1º parágrafo 5º da Lei 9.613/98, para tanto requer que seja submetido a novo interrogatório”, diz trecho do documento, segundo a revista Veja. Duque era o diretor com mais proximidade ao PT na estatal e, inclusive, foi indicado ao cargo pelo partido. A delação dele é considerada pela sigla como uma das mais explosivas e deve coincidir com a do ex-ministro Antonio Palocci. Juntos, eles poderiam implicar de forma ainda mais direta o ex-presidente Lula nos escândalos na petroleira.

27 abril 2017

EM PERNAMBUCO: Pai arranca parte do pênis do filho e é assassinado

O bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, foi palco de uma tragédia familiar na manhã desta quinta-feira. Um homem mordeu e arrancou parte do pênis do próprio filho, de três anos de idade. Ao ver a cena, a mãe da criança e esposa do agressor, o teria assassinado a facadas.

Os crimes foram cometidos dentro da casa da família, na Rua Bonfim e, de acordo com policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar, que atenderam a ocorrência, teriam sido presenciados pela filha mais velha do casal, de 12 anos de idade.

Quadrilha invade município de Ielmo Marinho e explode caixas eletrônicos

 
Criminosos ainda metralharam veículo e posto da Polícia Militar no intuito de evitar perseguições
Durante a madrugada desta quinta-feira 27, uma quadrilha especializada em explosões e arrombamentos de caixas eletrônicos detonou um terminal do banco Bradesco no município de Ielmo Marinho, município da Grande Natal. Segundo testemunhas, passava da meia-noite quando os criminosos chegaram armados no município, explodiram o caixa eletrônico e levaram dinheiro.
Na tentativa de dificultar uma possível perseguição, os suspeitos ainda chegaram a atacar um posto da Policia Militar da cidade, e disparar contra um veículo militar.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPchoque) e Divisão de Operações Especiais (Deicor) foram ao local para reforçar a segurança, porém ninguém foi preso.

Fonte: Agora RN

Governo do RN paga complemento para servidores que recebem mais de R$ 4 mil no sábado (29)

O Governo do RN conclui a folha de pagamento de março no próximo sábado (29), quando deposita o complemento salarial dos 22.131 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 4 mil. A montante é equivalente a R$ 67.115.164,89.

Esta faixa salarial já havia recebido uma parcela de R$ 4 mil no dia 21 de abril, uma soma de R$ 88,5 milhões. É importante destacar ainda que, desde o dia 13, mais de 80% dos servidores tiveram seus vencimentos depositados integralmente.

*Assessoria de Comunicação da SEPLAN-RN

Homem foragido da justiça é preso pelo PRF acusado de matar um PM e uma mulher em São Francisco do Oeste/RN

 
A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite desta quarta-feira (26), na BR-304, em Macaíba, João Batista Ribeiro de Queiroz, fugitivo do sistema penitenciário de Brasília. João Batista foi detido por uso de documentos falsos.
Segundo a Polícia, João Batista também é acusado de matar o policial militar Fernando Quirino do Nascimento e deixar Sargento Emanuel, baleado na perna, no município de São Tomé. Na época, o suspeito tinha assaltado uma mercadinho e na fuga se deparou com a viatura da Polícia Militar, entrando em confronto com os policiais.
Além destes crimes, o foragido é acusado de matar uma mulher no município de São Francisco do Oeste no dia 10 de setembro de 2003.

Fonte: Blog O Cobra via Mossoró Hoje