02 abril 2017

Abril começa com chuva forte no Nordeste

O mês de abril  começou com boas condições de chuva por grande parte do Nordeste. Nos últimos dias de março, o estado da Bahia foi o mais favorecido pela chuva que veio volumosa em muitas localidades. Em algumas cidades como ,, o excesso de chuva chegou a provocar alagamentos e deslizamentos.

Dados atualizados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram volumes ainda acima dos 50 mm nas últimas 24 horas . Entre às 9 horas de quinta (30) e às 9 horas de sexta-feira (31) o acumulado chegou a 71,8 mm em Bom Jesus da Lapa , 60,7 mm em e 57,2 mm em .

Maior chuva do ano em Salvador
Em Salvador, choveu 57,6 mm sendo o maior volume de chuva de 2017 no período de 24 horas registrado na estação convencional do INMET. O total acumulado de março está em 181 mm, ou 25% acima da média do mês que é de aproximadamente 145 mm.

Neste fim de semana a capital baiana volta a ficar em alerta para o risco de chuva forte. As áreas de instabilidade se intensificam sobre o interior da Bahia, o litoral e Recôncavo Baiano, incluindo Salvador. Como a capital já recebeu bastante chuva nos últimos dias, o solo está úmido ehá risco de novos deslizamentos de terra e alagamentos.

Chuva para todos
Principalmente o interior da Bahia, o sul do Maranhão e do Piauí , ficam com o tempo mais carregado e ainda são esperados grandes volumes de chuva passando de 100 mm. Também há potencial para ocorrência de alagamentos.

O Sertão do Nordeste também vai ficar instável com previsão de pancadas de chuva pelo menos até segunda-feira (3). Ocorrem aberturas de sol, mas a chance de chuva é alta pelo interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A chuva pode ser forte pontualmente nessas áreas.

Nas áreas litorâneas da Região, a instabilidade tende a se espalhar por toda a costa leste e costa norte. A chuva aumenta nos primeiros dias de abril no litoral, entre o sul da Bahia, Rio Grande do Norte e o litoral do Maranhão. Na costa leste, o maior risco de chuva forte é para Salvador e . Na costa norte, todo o litoral pode ter chuva forte.

64ª Morte violenta em Mossoró em 2017: Assaltante é morto após troca de tiros com a PM em Mossoró

 
Um assaltante foi morto na noite deste sábado, (1º), após uma intensa troca de tiros no bairro Alto da Conceição em Mossoró. Segundo a PM, a vítima teria realizado um assalto no bairro Bom Jesus na companhia de outros cinco elementos.

De acordo com informações, vários elementos encapuzados realizaram um assalto a um estabelecimento no bairro Bom Jesus. No momento da ação, a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), foi acionada e deslocou várias viaturas para o local. Chegando lá, os policiais foram informados que os elementos teriam acabado de fugir em uma SW4 de cor branca.

Após uma procura, os policiais conseguiram localizar o veículo e iniciaram uma perseguição em busca de prender os assaltantes. Após uma troca de tiros, os elementos acabaram batendo o carro na Avenida Alberto Maranhão. Cinco elementos conseguiram fugir em outro veículo de cor vermelha.

Um dos criminosos foi baleado e socorrido por uma viatura da polícia para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), onde não resistiu e morreu.

Alguns objetos roubados no arrastão foram recuperados, e uma espingarda calibre 12 foi apreendida no interior do veículo.

Com informações do Câmera
Fotos: Fim da linha

Lei nacional cria programa de castração de cães e gatos

Foto: Agência Brasil
O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou lei nesta sexta-feira (31) que cria uma política de controle de natalidade de cães e gatos por meio de cirurgia de esterilização ou outro procedimento “que garanta eficiência, segurança e bem-estar ao animal”. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o programa de castração vai considerar um estudo das localidades que necessitem de atendimento prioritário ou emergencial, seja por superlotação ou por quadros epidemiológicos. Animais que vivam em comunidades carentes terão prioridade para serem atendidos. A Lei nº. 13.426/2017, publicada na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU), determina também a execução de campanhas educativas sobre a guarda responsável de animais de estimação. “Existe uma série de zoonoses que são transmitidas por esses animais em condições em que eles não têm um controle sanitário efetivo. Como eles são vetores para algumas enfermidades e são hospedeiros intermediários de outras, certamente essa superpopulação acaba afetando a saúde pública”, afirma Julio Barcellos, presidente da Comissão Nacional de Assuntos Políticos do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). A lei foi sancionada com dois vetos. Um se refere ao estabelecimento de prazo para a que os municípios que não possuem unidades de controle de zoonoses se adaptem às novas regras. Temer considerou que a obrigação invade a autoridade municipal, e acabaria provocando insegurança jurídica. Outro veto diz respeito ao pagamento das despesas da implementação do programa, que teria origem da seguridade social da União. O presidente avalia que esse dispositivo atrela recursos da seguridade social a um programa que não está vinculado diretamente à saúde.

Deputada Zenaide Maia fala sobre Reforma da Previdência no Encontro de Mulheres Trabalhadoras nas Indústrias do RN

A deputada federal Zenaide Maia participou na manhã deste sábado (01), em Natal, do 9º Encontro de Mulheres Trabalhadoras nas Indústrias do Rio Grande do Norte, com o tema “Não à Reforma da Previdência nos moldes apresentados pelo Governo Federal’’. O convite foi feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria do RN.
Durante sua fala, Zenaide Maia fez questão de destacar o que todos precisam saber. “O que está em jogo não é a reforma da previdência e sim acabar com a seguridade social, essa é a verdade! A seguridade social foi uma das maiores conquistas da população brasileira criada na constituição de 1988. Através da seguridade social temos um tripé: saúde, assistência social, e família”, argumentou a deputada.
Estiveram presentes e compondo a mesa o Secretário Regional da CNTI – Pedro Ricardo, a Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher do Idoso e da Juventude, Sônia Zerino e o diretor de Previdência Social, da Nova Central Sindical de Trabalhadoras Dr. Celso Pimenta.

Fátima: “povo brasileiro vai barrar retrocessos”

A senadora Fátima Bezerra voltou a dizer nesta sexta-feira, durante ato contra a reforma da Previdência, em Natal, que o povo brasileiro será o grande responsável pela interrupção do governo Temer e pelo fim do desmonte social e econômico que tenta se impor ao país. Ela assinalou que manifestações como as que ocorreram ontem refletem a indignação e o clamor por novos rumos para o Brasil.
“As pessoas se deram conta de que o que está acontecendo é muito ruim, desesperador, e que só com muita pressão popular será possível sensibilizar o Congresso e combater de verdade a agenda de maldades do governo Temer”. A senadora falou da retirada de direitos com a reforma da Previdência, a Trabalhista, o projeto da terceirização, entre outros, e enfatizou que somente com muita pressão popular será possível reverter o caos.
 

Dono de bar é assassinado em Martins/RN

Segundo informações dos Policiais Militares daquela cidade, um popular informou que por volta das 19:40 horas, se dirigiu ao bar de Claudio e ao entrar, chamou pelo mesmo, e como ele não respondeu, o popular entrou no bar e viu Cláudio deitado sob uma poça de sangue e já sem vida.

As casas mais próximas do bar de Claudio fica a uns 50 metros de distância, e, segundo colheu os policiais, ninguém ouviu estampido do disparo. "O ferimento aparenta ser de uma arma tipo espingarda calibre 12, mas somente o perito do ITEP poderá precisar o tipo da arma usada no crime" Concluiu um PM.

Claudio José de Oliveira Costa, 42 anos, era proprietário do bar e também alguns quartos de aluguel, que sempre era usado para encontros amorosos de casais.

O bar de Claudio fica na entrada da estrada carroçável denominada de "13" que é muito usada por trilheiros aos finais de semana, e que também dá acesso a cidade de Frutuoso Gomes.

O homicídio pode ter ocorrido entre 18:30 e 19:30 horas, levando em consideração que o popular que achou o corpo ainda andou quase dois quilômetros de apé para chamar a Polícia.

A investigação de mais esse crime violento e sem autoria definida ficará a cargo do Delegado de polícia Civil da cidade de Portalegre, já que Martins, apesar de ser uma cidade turística, não ter Delegado titular.

Com mais esse crime a cidade de Martins já contabiliza três mortes violentas no ano de 2017. 
 
Fonte:Umarizal News

Colisão entre moto e carro deixa homem ferido em Tabuleiro Grande/RN

No final da tarde deste sábado(01)e, por volta das 17h30, aconteceu um acidente de trânsito envolvendo carro e uma motocicleta na cidade de Taboleiro Grande, em frente ao posto de gasolina.

As pessoas que estavam no posto de gasolina, e viram o acidente, disseram que Edmilson vinha em seu veículo quando Isidoro conduzia sua moto e atravessou a contra mão.

Isidoro foi atingido em cheio, vindo a cair na pista de rolamento. Informações preliminares dão conta que ele fraturou uma das pernas, mas está consciente. O motorista não sofreu nenhuma lesão.

O carro e a moto ficaram bastantes danificados. Curiosos que estavam no local chamaram o socorro médico e Isidoro foi conduzido para o hospital.

*Cidadão 190

Contas de energia elétrica terão bandeira tarifária vermelha em abril

No mês de abril, os consumidores de energia elétrica vão pagar R$ 3 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. É que em abril vai vigorar a bandeira tarifária vermelha patamar 1, que é usada quando é preciso acionar usinas termelétricas mais caras, por causa da falta de chuvas.

É a primeira vez neste ano que a bandeira vermelha é ativada. Em março, a bandeira tarifária em vigor foi a amarela, com adicional de R$ 2 para cada 100 kWh e, anteriormente, a bandeira era a verde, sem custo extra para o consumidor.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Como funcionam as bandeiras - O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

Guarnição da polícia militar de Campo Grande prende suspeitos de roubo de animais no município de Upanema

Na tarde de ontem (01/04), por volta das 13 h, o sargento PM Tarcio, comandante do destacamento de polícia militar da cidade de Campo Grande, recebeu a informação de elementos teriam estariam roubando animais nas terras do senhor José Carlos, no local conhecido por Riacho das Pombas, no município de Upanema.
Os elementos invadiram as terras e furtaram cerca de 30 ovelhas, só que os meliantes não sabiam que a vítima estaca de campana em suas terras, e que logo em seguida acionou a polícia militar de Campo Grande que de imediato saiu na captura dos acusados.
O sargento disse a nossa reportagem que cerca de 4 elementos fazem parte do bando, e ao perceber que a polícia estava no encalço, empreenderam fuga, sendo pego apenas dois suspeitos.
Os 30 animais foram recuperados pela guarnição de Campo Grande e os meliantes entregues na delegacia de Upanema para os procedimentos cabíveis.
Policiais de serviço na operação: sargento TARCIO, Sargento João batista e o Soldado Silvecesar, guerreiros dedicados e experientes lutando para o bem da nossa sociedade.
Os acusados foram identificados por; Antônio Josemberg da Silva, 31 anos e Josinaldo Fernandes da Silva, 22 anos, ambos natural da cidade de Upanema, a dupla foi conduzidos para a DP plantão da cidade de Mossoró e em seguida deverá ficará em uma das celas do CDP de Assu.
Sargento TARCIO disse a nossa equipe de reportagem que é muito gratificante ver a alegria estampada no rosto da vítima, em ter uma resposta rápida da polícia e reaver seus bens de volta.

FOCOELHO

Sobe para 06 o número de bandidos mortos no Ceará após explosão de caixas eletrônicos e confronto com a policia. Outros dois suspeitos foram baleados e presos

G1/CE
Pelo menos seis homens morreram e dois homens foram presos pelos ataques aos bancos e à Prefeitura de Jaguaruana na madrugada deste sábado. De acordo com o cabo da Polícia Militar Jaime Xavier, os policiais estavam aguardando há quatro noites um possível ataque da quadrilha. "Soubemos de ataques que eles fizeram nos estados vizinhos e já suspeitávamos que eles viriam para cá. Depois que abasteceram os bancos, foram quatro noites de tensão e expectativa, mas conseguimos revidar à altura", diz o policial.
Os dois presos foram baleados durante a troca de tiro e recebem atendimento em hospital sob escolta policial.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, outros bandidos baleados conseguiram fugir. "Muitos deles estão entocados nos matos, mas como eles estão sem socorro, é possível que aumente o número de óbitos dos bandidos, mas vamos tentar capturá-los antes que isso possa ocorrer", afirma o policial.
Ainda de acordo com a PM, a quadrilha é formada por membros do Rio Grande do Norte e Paraíba e já realizaram "várias dezenas" de ataques a bancos em cidades do Nordeste. "Eles têm um modo de agir sempre igual, por isso conseguimos antever as ações e fomos bem-sucedidos. Nenhum policial foi ferido."

01 abril 2017

Zenaide Maia anuncia saída do PR

 
Ontem em entrevista ao Meio-Dia Mossoró a deputada estadual Zenaide Maia anunciou que vai deixar o PR. “Ainda não sei para onde vou, mas no PR fica difícil porque eu fui punida porque cumpri o programa do partido na educação e saúde”, frisou.
Ela também comentou a respeito da relação com o restante da bancada do Rio Grande do Norte e com o irmão, o ex-deputado federal João Maia, presidente estadual do PR. “João com certeza não concorda por eu discordar do partido, mas quando ele me procura eu digo: ‘tem um partido maior, o povo’”, relatou.

Ela também explicou que a bancada do Rio Grande do Norte só se une quando é para reivindicar algum investimento para o Estado. “A única coisa que eu vejo que a bancada se une é quando se trata de uma obra estruturante”, declarou.
Na entrevista ela garantiu que nunca vai votar a favor de projetos que retirem garantias dos trabalhadores. “Porque o meu posicionamento é a favor do povo, do trabalhador e da trabalhadora e eu sei o que custou essas conquistas para os trabalhadores”, lembrou.
A deputada disse que sempre afirmam que ela se identifica com o PT, mas ela rechaçou a ideia argumentando que defende os interesses do país. “Numa hora de tanta crise nesse país tem que se acabar cores, números e partidos porque existe algo maior que é o Brasil”, disse.
 
Fonte: Blog do Barreto

MP oferece denúncia contra o deputado estadual Getúlio Rêgo

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de seu Procurador-Geral de Justiça, encaminhou ao Tribunal de Justiça deste Estado, denúncia contra o Deputado Estadual Getúlio Rêgo, pela prática do crime de peculato.

O caso envolveu o desvio de recursos públicos em favor de Sandoval Martins de Paiva Neto, à época lotado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.

O Ministério Público solicitou ao Desembargador Ibanez Monteiro, relator do processo, o levantamento do sigilo dos autos, para fins de divulgação da denúncia ofertada contra o parlamentar.

Tribuna do Norte via O Mural de Riacho da Cruz

Confronto entre bandidos e a policia teria deixado Cinco mortos no arrombamento a banco em Jaguaruana-CE

Confronto bandidos com a policia teria deixado Cinco mortos no arrombamento a banco em Jaguaruana .
O município de Jaguaruana, na região do Vale do Jaguaribe, distante cerca de 180 km da capital Fortaleza, foi palco de momentos de terror na madrugada deste sábado (1°).

Em tentativa de assalto a duas agências bancárias, uma do Banco do Brasil e outra do Bradesco, além da agência dos Correios local, houve troca de tiros intensa e, segundo informações de cidadãos, 5 dos suspeitos foram mortos pela polícia, e um estava gravemente ferido.

Outro, em tentativa de fuga, teria sido capturado e levado para o hospital de Aracati para tratar de ferimentos.

Ainda segundo populares, um homem fugiu e está sendo perseguido pela polícia, e inocentes também teriam sido baleados. Além deles, um cidadão que vinha de moto de uma festa morreu no local. Ele teria sido morto por um criminoso que queria a moto.

Tudo indica que a polícia já estava aguardando o bando, que seria proveniente do Rio Grande do Norte, e, por isso, a ação dos criminosos foi frustrada. Segundo o site Quixeramobim News, a quadrilha era composta por cerca de 20 homens fortemente armados e distribuídos em vários veículos.

Por conta da ação policial, os bandidos não teriam conseguido roubar o dinheiro das agências bancárias e dos Correios.

O incidente foi confirmado pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI).

Fonte: Diário do Nordeste

José Mayer é acusado de assédio por figurinista; Globo diz que tomará medidas

Nesta sexta-feira, 31, viralizou na internet o relato de Susllem Meneguzzi Tonani, que diz ser figurinista da Globo, no qual ela acusa de assédio o ator José Mayer. No texto, publicado no blog #AgoraÉQueSãoElas, da Folha de S. Paulo, a jovem de 28 anos afirma que tudo começou com assédios verbais. “A primeira ‘brincadeira’ de José Mayer Drumond comigo foi há 8 meses. Ele era protagonista da primeira novela em que eu trabalhava como figurinista assistente”, relata. “E essa história de violência se iniciou com o simples: ‘como você é bonita’.”

Procurada pelo E+, a emissora diz ter apurado a situação e medidas estão sendo tomadas dentro da emissora. “Desta forma e tendo o respeito como um valor inegociável da empresa, esse assunto foi apurado e as medidas necessárias estão sendo tomadas”.
No depoimento publicado no blog, a jovem afirma que se sentia constrangida e envergonhada e tentou afastar o ator, negando que tivesse interesse nele.

MP denuncia ex-prefeito que desviou cilindro de oxigênio para usar em barril de chope

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) apresentou denúncia criminal contra José Claudio Pol, ex-prefeito de Luiziana, no centro-oeste do estado, por desviar o único cilindro de oxigênio móvel da unidade de saúde do município para ser usado em um barril de chope, durante uma festa particular, na passagem de ano de 2012 para 2013. À época, fotos publicadas por familiares do ex-prefeito em uma rede social mostraram o cilindro sendo utilizado. Uma análise técnica atestou que a falta do equipamento contribuiu para a morte de uma paciente, conforme a denúncia.

O ex-prefeito ainda não tem advogado constituído no processo.
De acordo com o MP-PR, na madrugada de 1º de janeiro de 2013, quando o cilindro era usado para bombear chope, uma paciente com quadro grave precisou ser transferida para Campo Mourão, a 30 km de Luiziana, e deveria ter o suporte para respirar. Como o cilindro portátil não estava disponível, ela foi transportada sem oxigênio e chegou à cidade vizinha com parada cardiorrespiratória, segundo a denúncia. No dia seguinte, a mulher morreu.
Pol foi denunciado pelos crimes de peculato, que é o desvio de patrimônio público para uso particular, e homicídio qualificado, por motivo fútil, com dolo eventual, quando se assume o risco de produzir o resultado morte.
Outras duas pessoas – que retiraram o cilindro da unidade de saúde e levaram o equipamento até a casa do então prefeito – também foram denunciadas pelos mesmos crimes.
Na denúncia, o promotor André Del Grossi Assumpção detalha que, devido aos crimes cometidos, a ação é de competência do Tribunal do Júri.
“Em decorrência da subtração do equipamento de urgência e emergência para simples uso recreativo dos denunciados, o que caracteriza motivo fútil, os denunciados voluntariamente fragilizaram os atendimentos públicos de urgência e emergência do Município e privaram de suplementação de oxigênio a paciente, cujo transporte em ambulância para atendimento hospitalar em Campo Mourão teve de ser realizado sem esse atendimento, e isso comprovadamente colaborou para o prejuízo à sua saúde e posteriormente sua morte, conforme atestado pela análise técnica”, diz um trecho do documento.
A denúncia foi apresentada pela 5ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão na quarta-feira (29), mas até esta sexta-feira (31) não havia sido recebida pela Justiça.

G1/PR
Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4d0jxf7rJ

Paraguai: manifestantes invadem Congresso e põem fogo em escritórios

 
O Globo
Manifestantes invadiram o Congresso do Paraguai após senadores, partidários do presidente Horacio Cartes, aprovarem nesta sexta-feira a reeleição presidencial em uma reunião a portas fechadas. Após a decisão, protestos tomaram as ruas da cidade causando confrontos com a polícia. Segundo os bombeiros, há 30 feridos entre manifestantes e policiais.

Com dizeres como “ditadura nunca mais”, centenas de manifestantes ingressaram no edifício legislativo destruindo portões, cercas e janelas. Segundo a AFP, os opositores entraram em escritórios de congressistas favoráveis à emenda, saqueram seus pertences e colocaram fogo em alguns setores. Um alarme de incêndio soou no prédio durante vários minutos, ao mesmo tempo em que se observou grandes chamas e fumaças em algumas partes do edifício.
Imagens da imprensa local mostravam vários homens ensanguentados e outros quebrando vidros de uma patrulha, enquanto uma ambulância levava alguns feridos ao hospital. Os manifestantes também jogaram pedras em frente à sede legistativa, sendo dispersados pela polícia paraguaia, que atirava com balas de borracha, e carros hidrantes.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4d0kAyewS

Homem é morto com tiro de doze no Dom Jaime Câmara em Mossoró

Foto: Passando na Hora
Um homem ainda não identificado foi encontrado morto durante a madrugada deste sábado, (1º), em uma estrada de terra, no bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a PM, a Central de Operação da Polícia Militar (Copom), foi informada por volta de 00h, que foram ouvidos vários disparos de arma de fogo na localizada, próximo a PRF na saída para Natal. Os policiais realizaram um grande patrulhamento, mas só foram localizar o corpo por volta das 2h da madrugada.

Ao lado do corpo da vítima a polícia localizou um revólver calibre 38 com várias munições deflagradas, o que leva a crer, que a vítima possa ter morrido durante uma troca de tiros.
Durante a remoção do corpo pelo Instituto Técnico e Cientifico de Polícia (Itep), foi localizado uma perfuração de escopeta calibre 12 na vítima.

Com mais essa morte, Mossoró chega a triste marca de 62 crimes violentos só em 2017.

* Mossoró Notícias

Homens fazem arrastão em micro-ônibus entre Santa Cruz e Currais Novos

Um micro-ônibus da Linha 6, que fazia o percurso Natal-Jucurutu foi assaltado na BR-226 entre Santa Cruz e Currais Novos.

Segundo informações da Polícia Militar, um homem, que pegou o alternativo ainda em Natal, anunciou a ação criminosa após passar de Santa Cruz. Ele ainda chamou dois comparsas que não estavam no ônibus para a ação e fizeram um verdadeiro arrastão no veículo de passageiros.
Foram roubados pertences dos passageiros, além de dinheiro com o motorista do micro-ônibus. A Polícia Militar foi acionada e fez diligências em busca de prender os acusados do crime, mas até o momento ninguém foi detido.

Edipo Natan

Conferências Municipais de Saúde devem ser realizadas até julho.

   
  A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores sobre a realização das Conferências Municipais de Saúde. O prazo é até o mês de julho. Prevista na Lei 8142/90 (Confira AQUI), a Conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais.

O resultado dos encontros demonstrará as necessidades relacionadas à área de saúde de cada Município e servirá de base para que seja avaliada a situação e as diretrizes a serem adotadas. Os trabalhos vão contribuir para a formulação da política de saúde e a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e as metas nacionais.

A partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do Sistema Único de Saúde (SUS), pactuado este ano, os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde. Assim, fica ainda mais relevante a realização desse planejamento, feito de forma ascendente com a participação do controle social e isso se dá, principalmente, a partir de uma Conferência Municipal bem feita.

Os gestores municipais de saúde devem fazer as conferências durante o primeiro semestre. É por meio da Conferência Municipal de Saúde que o gestor pode ouvir a população de forma ampla e organizada. É papel do prefeito convocar a Conferência ou, extraordinariamente, o Conselho de Saúde.

A organização da Conferência deve ser cuidadosa, principalmente por se tratar de uma construção coletiva. Para prevenir equívocos, esse processo deve ser coordenado preferencialmente por uma comissão organizadora indicada e eleita pelo Conselho Municipal de Saúde, que deve estar à frente desta construção, seguindo uma sequência de passos para facilitar o trabalho.

De volta a Natal, Wilma retoma agenda na CMN

 
De volta a Natal, após mais uma fase de tratamento em São Paulo, a vereadora Wilma de Faria retomou, nesta sexta-feira (31), as atividades na Câmara Municipal, com expectativa de voltar a plenário na próxima semana para debates e sessões ordinárias.
Nas suas redes sociais, a ex-governadora relatou sobre a retomada da agenda parlamentar, continuidade do tratamento, mas da sua grande fé e garra para trabalhar mais por Natal. Veja o que postou nas sua contas oficiais:
“De volta a Natal e melhor ainda: às atividades! Cheguei ontem de São Paulo e, ja me sentindo muito bem, com a graça de Deus, estive hoje na Câmara de Natal.
Me reuni com nossa equipe técnica para me inteirar de tudo, e também despachei com o chefe de gabinete da presidência, Rommel Rodrigues.
Aproveito e reforço agradecimento por todas as orações e mensagens carinhosas, assegurando que essa guerreira está cheia de fé, mas também de muita garra para trabalhar mais e mais!
Continuo o tratamento em Natal. Mas na próxima semana volto a plenário para dar nossa contribuição nos debates e decisões importantes para todos os natalenses! Grande abraço e excelente fim de semana!”

Mulher de Stênio Garcia entra em coma após cirurgia

Marilene Saade, mulher do ator Stênio Garcia, está internada em coma no Centro de Terapia Intensiva (CTI) Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por causa de complicações que se seguiram a uma cirurgia para a retirada do útero.
“A cirurgia ocorreu bem, e ela foi para o quarto, mas então teve complicações. Ela está em coma na CTI e precisa de muitas orações e correntes de fé, pois o quadro é grave”, disse a assessora do casal a VEJA.
“Informo que na última quarta-feira, 29 de março, Marilene Saade realizou cirurgia para retirada de útero, devido a um mioma benigno, mas sofreu complicações devido à Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA)”, diz um comunicado divulgado nos perfis de Stênio Garcia nas redes sociais nesta sexta-feira. A operação foi feita na própria Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, e o estado de Marilene inspira “muito cuidados”, segundo a nota. “Peço a todos os fãs, amigos da família e imprensa orações e pensamentos positivos nesta hora tão difícil. Novas informações serão divulgadas ao longo do dia pela assessoria.”
Marilene Saade está no mesmo hospital em que Stênio Garcia foi internado no último domingo com duas costelas quebradas após cair no banheiro de sua própria casa. “O Stênio passa bem e deve receber alta nos próximos dias”, afirma a assessoria do ator.

GOVERNO DO RN EMITE NOTA E ESCLARECE SITUAÇÃO DE TORNOZELEIRAS ELETRÔNICAS NO ESTADO

Após a denúncia de que os presos que estavam em prisão domiciliar utilizando o mecanismo de tornozeleiras eletrônicas não estavam sendo devidamente monitorados pela falta de repasse de verba por parte do Governo do Rio Grande do Norte à empresa responsável pelos equipamentos, o executivo estadual emitiu nota oficial na manhã desta sexta-feira, 31, e esclareceu que o serviço já foi regularizado desde a noite desta quinta, 30.

Confira a nota na íntegra:
Sobre o monitoramento das tornozeleiras eletrônicas disponibilizadas aos presos do semi-aberto no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado esclarece:
– O serviço já está funcionando normalmente desde as 20h desta quinta-feira (30) e o monitoramento sendo realizado através da secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc);
– O pagamento foi regularizado ontem (30) com a empresa Spacecom, responsável pelos equipamentos e monitoramento 24h das tornozeleiras;
– O acesso online das forças de segurança do estado ao sistema foi bloqueado durante algumas horas da quinta-feira, mas a Spacecom permaneceu rastreando os equipamentos e recebendo notificações a partir da sede da empresa em Curitiba, Paraná. Ou seja, em nenhum momento os presos que utilizam os equipamentos ficaram sem monitoramento;
– A Sejuc e a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) fizeram um acordo com a empresa e os débitos dos meses de janeiro e fevereiro de 2017 serão regularizados nesta sexta-feira (31). Com relação aos meses pendentes de 2016, os valores serão pagos nos próximos dias.
– Ao todo, o contrato com a Spacecom disponibiliza 625 tornozeleiras eletrônicos para o sistema prisional do Rio Grande do Norte, mas estão ativas 489 unidades.

Petrobras decide manter preços de diesel e gasolina

 
A Petrobras informou que o Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) da companhia optou por não reajustar os preços do diesel e gasolina. Esta é a primeira vez que a petroleira passa um mês sem rever os preços nas refinarias desde o lançamento da política de preços dos combustíveis, em outubro do ano passado.

Em nota, a estatal reafirmou sua política de revisar os preços ao menos uma vez por mês. Ainda segundo a petroleira, os valores continuam com uma margem positiva em relação à paridade internacional.
 
Fonte:Robson Pires

Doze municípios de seis estados elegem prefeitos neste domingo (2)

No próximo domingo (2), 12 municípios de seis estados (PR, SC, SP, RO, SE e PE) terão novas eleições para eleger prefeitos e vice-prefeitos. Nessas localidades, os candidatos mais votados na eleição de outubro de 2016 tiveram os registros de candidaturas cassados pela Justiça Eleitoral.

O comparecimento às urnas é obrigatório aos eleitores nesses municípios que têm entre 18 e 70 anos de idade, e facultativo aos analfabetos, aos eleitores entre 16 e 18 anos incompletos e aos com mais de 70 anos. A votação ocorrerá das 8h às 17h, no horário local.

RENAN ANTECIPA TENDÊNCIA: ALIANÇA COM LULA



 
Estar ao lado de Michel Temer é um péssimo negócio para todos os políticos que precisarem se reeleger em 2018. Como revelou a pesquisa Ipsos, para 90% dos brasileiros, o Brasil segue no rumo errado, com Temer na presidência.

Coincidência ou não, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) publicou um vídeo, em que critica a terceirização e o aumento de impostos sobre a folha de pagamento, em que praticamente rompe com o projeto golpista.

Mais do que simplesmente romper com Temer, Renan já negocia uma aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera todos os cenários sobre sucessão presidencial. Ou seja, ele antecipa uma tendência, que será seguida por vários políticos que hoje integram a base de Temer.

"Não é por cargos e nem por discordâncias sobre terceirização ou mudanças na aposentadoria que o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), tem se tornado cada vez mais crítico ao governo do presidente Michel Temer.

Pragmático, às voltas com a Operação Lava-Jato e preocupado com a reeleição do filho no comando de Alagoas, Renan resolveu iniciar um movimento de desembarque da base aliada para apostar suas fichas em uma aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018", dizem jornalistas.

"Renan, que nunca cortou laços com Lula, aposta que a economia não dará sinais robustos de recuperação até 2018 e que as reformas vão minar a popularidade de seus defensores." Em outras palavras, associar-se ao golpe será suicídio político.

DESEMPREGO ATINGE PATAMAR RECORDE DE 13,5 MILHÔES DE PESSOAS NO BRASIL

O País registrou o patamar recorde de 13,547 milhões de pessoas desempregadas no trimestre encerrado em fevereiro de 2017, dentro da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada no primeiro trimestre de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado significa que há mais 3,176 milhões de desempregados em relação a um ano antes, o equivalente a um aumento de 30,6%. Ao mesmo tempo, o total de ocupados caiu 2,0% no período de um ano, o equivalente ao fechamento de 1,788 milhão de postos de trabalho.
Como consequência, a taxa de desemprego passou de 10,2% no trimestre até fevereiro de 2016 para 13,2% no trimestre até fevereiro de 2017, também a mais alta já registrada na série histórica da pesquisa.
A taxa de desemprego só não foi mais elevada porque 730 mil brasileiros migraram para a inatividade no período de um ano. O aumento na população que está fora da força de trabalho foi de 1,1% no trimestre encerrado em fevereiro ante o mesmo período de 2016.
O nível da ocupação, que mede o porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, foi estimado em 53,4% no trimestre até fevereiro, o mais baixo de toda a série histórica.

MORADORES DE AFONSO BEZERRA NO RN VOLTAM A PROTESTAR CONTRA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIOS

 
Moradores de Afonso Bezerra, na região Central do Rio Grande do Norte, voltaram a protestar, na manhã desta sexta-feira (31), contra a construção de dois presídios no município.
Os manifestantes bloquearam um trecho da rodovia RN-118, no limite entre o município e Ipanguaçu, e queimaram pneus, segundo a Polícia Militar.

A população do município já havia se manifestado contra a instalação dos presídios no dia 16. Os moradores reivindicam, entre outros pontos, mais investimentos em saúde, educação e lazer. Inicialmente, o governo do RN havia anunciado que pretendia erguer as novas unidades em Santana do Seridó, mas mudaram de ideia após protestos da população.

O governo do estado declarou que a escolha do município se baseou em estudos técnicos feitos pela comissão do Plano Diretor do Sistema Penitenciário. A possibilidade de concluir a obra com rapidez, a distância “mediana” em relação aos grandes centros e a infraestrutura disponível foram apontadas como motivos.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) informou que a construção contará com recursos do Ministério da Justiça, que vai liberar R$ 31,9 milhões para as obras. Cada uma das unidades terá capacidade para 603 detentos.


GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO PARA POLÍCIA CIVIL

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciou nesta sexta-feira, 31, concurso para contratar 25 delegados, 106 agentes civis e 11 escrivãs de Polícia Civil.

Ao todo, serão contratados, com este concurso, 142 profissionais para atuar especificamente na Polícia Civil, que enfrenta déficit de quase 70% no Rio Grande do Norte.

O Governo do Estado informa que ao todo, o órgão possui 5.150 cargos, porém, atualmente existem apenas 1.534 destes cargos preenchidos, o que gera uma demanda de trabalho grande.

O G1 apurou que a expectativa é que as provas sejam realizadas no início do segundo semestre deste ano e que os novos policiais já estejam trabalhando no início de 2018. O edital deve ser lançado em até dois meses.

A Delegacia Geral de Policia Civil informou, em nota, que está sendo concluído o processo de contratação da empresa que vai fazer o concurso.

MANIFESTANTES FAZEM ATO CONTRA AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA EM NATAL

 
Integrantes de movimentos sociais, sindicatos e trabalhadores de várias áreas protestam nesta sexta-feira (31), em Natal, contra as reformas da previdência e trabalhista, além do projeto de terceirização do trabalho.

A concentração começou por volta das 15h na esquina das Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, na Zona sul da capital potiguar.

Por volta das 16h o grupo saiu em caminhada em direção à sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), na Avenida Salgado Filho. A via foi totalmente interditada pelos manifestantes no sentido Zona Sul. O trânsito ficou complicado na região. Nem a Polícia Militar nem os organizadores divulgaram uma estimativa de participantes.

Às 16h50 os manifestantes interditaram também a outra via da Avenida Salgado Filho, no sentido Centro. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local orientando os motoristas a desviarem por ruas paralelas.

Atualmente, é preciso ter 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres) para pedir a aposentadoria por idade e 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres) para solicitar o benefício por tempo de contribuição.

“A obra da transposição na Paraíba não está concluída”

O MPF em Monteiro, na Paraíba, divulgou uma nota com “esclarecimentos e alertas” a partir do comício ilegal de Lula, que virou documentário produzido pela Fundação Perseu Abramo.
São 10 pontos:
“1 – A obra da transposição na Paraíba não está concluída, estando em fase de pré-operação e testes;
2 – As obras de adequação necessárias nas barragens Poções, Camalaú e Boqueirão não foram concluídas, bem como não foram elaborados os planos de ação de emergência e/ou de contingência para acidentes;
3 – Ainda não há certeza técnico-científica acerca da qualidade da água, sem o devido tratamento, nos mananciais para consumo humano;
4 – Não existe clareza de informação acerca da vazão da água fornecida pela transposição que passa pelos canais e rio Paraíba, no Cariri paraibano;
5 – A irregularidade da vazão da água que percorre o rio Paraíba, especialmente no trecho Poções-Camalaú, aponta para a precariedade na gestão do sistema;
6 – A passagem da água por Monteiro e Camalaú, em vazão ainda desconhecida, e a suposta chegada da água em Boqueirão, não significarão a interrupção ou suspensão no racionamento d’água em curto prazo;
7 – A falta de revitalização do rio Paraíba prejudica a sustentabilidade da condução da água até o açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e região; (Continuar lendo…)